segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Dicas de Saúde AGAFARMA...

O diabetes gestacional é uma condição que ocorre em aproximadamente 4% de todas as gestações.
Geralmente, ele se cura logo após o parto. Mas se você teve diabetes gestacional, está em risco para o diabetes tipo 2. Dessa forma, é importante manter os cuidados e o acompanhamento médico mesmo após ter o bebê.
Não se sabe ao certo porque o diabetes gestacional se desenvolve. Sabemos que durante a gravidez, a placenta, que liga seu bebê para seu suprimento de sangue, produz altos níveis de vários hormônios. Quase todos eles prejudicam a ação da insulina nas células, aumentando o nível de açúcar no sangue. Dessa forma, uma elevação modesta de açúcar no sangue após as refeições é normal durante a gravidez.
Conforme seu bebê cresce, a placenta produz mais e mais hormônios que atuam no bloqueio de insulina. No diabetes gestacional, os hormônios placentários provocam um aumento do açúcar no sangue em um nível que pode afetar o crescimento e o bem-estar do bebê. O diabetes gestacional geralmente se desenvolve durante a segunda metade da gravidez.
Qualquer mulher pode desenvolver diabetes gestacional, mas algumas estão em maior risco. Fatores de risco para o diabetes gestacional são:

✔ Idade superior a 25 anos
✔ Histórico familiar de diabetes
✔ Diabetes gestacional anterior
✔ Tolerância à glicose diminuída ou glicemia de jejum alterada (níveis de açúcar no sangue altos, mas não o suficiente para ser diabetes)
✔ Aumento do líquido amniótico (aquele que fica dentro da bolsa onde está o bebê)
✔ Excesso de peso antes da gravidez e ganho excessivo de peso durante.

A doença raramente causa sintomas. Dessa forma, é preciso fazer exames periódicos durante toda a gravidez, principalmente entre as semanas 24 e 28. 
É muito importante passar todas as informações a seu médico e não deixar de fazer os exames pré-natais.
A maioria das mulheres com diabetes gestacional terão os bebês saudáveis, desde que monitorem e controlem seus níveis glicêmicos regularmente. No entanto, o diabetes gestacional que não é cuidadosamente gerido pode levar a níveis de açúcar no sangue não controlados e causar problemas para você e seu bebê, incluindo um aumento da probabilidade de precisar de parto cesáreo.
Não há garantias quando se trata de prevenir o diabetes gestacional – mas você pode adotar hábitos saudáveis durante a gestação para tentar prevenir o problema principalmente se você está no grupo de risco.
Comer os tipos certos de alimentos em porções saudáveis é uma das melhores maneiras de controlar o açúcar no sangue e evitar o ganho de peso.
Uma dieta saudável inclui frutas, legumes e grãos integrais e limita carboidratos altamente refinados, incluindo doces. 
A atividade física regular tem um papel fundamental no plano de bem-estar antes, durante e após a gravidez. 
Lembre-se: o exercício reduz o nível de açúcar no sangue, estimulando o corpo a mover a glicose para as células, produzindo energia.

Agafarma. Cuida com o coração. 💙

Nenhum comentário:

Postar um comentário