As distribuidoras deverão notificar os consumidores com, no mínimo, 15 dias de antecedência e facilitar a renegociação. De abril a setembro, devido à pandemia, a Aneel garantiu o fornecimento de energia elétrica a 12 milhões de brasileiros de baixa renda.
O corte no fornecimento de luz por falta de pagamento da conta voltou a ser permitido a partir desta sexta-feira (1°).Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, as distribuidoras só poderão cortar a luz se notificarem os consumidores com, pelo menos, 15 dias de antecedência. Quem está com as contas em atraso poderá parcelar os débitos. As distribuidoras deverão dividir o valor em pelo menos três parcelas.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica, cada empresa poderá escolher a forma de facilitar a quitação das contas. O consumidor terá que entrar em contato com as empresas para negociar."Todas as distribuidoras, através das suas áreas de atendimento, estão disponíveis para criar condições que esse consumidor não tenha dificuldades em se manter adimplente", disse Marcos Madureira, presidente da ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica).
Fonte: G1/Rede Globo/Jornal Nacional
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