Na Caminhada São Chico Antigo falarei e mostrarei como influenciados pela estética e ideário francês de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" abolicionistas e republicanos, liderados por Pinheiro Rocha, emanciparam São Francisco de Assis em 04.01.1884.
Outro personagem a ser lembrado será Manoel Vianna o "Péricles assisense" na "Era de Ouro de São Francisco de Assis". Há mais de cem anos o legado de Manoel Vianna é presente no cotidiano assisense, por exemplo, o prédio da prefeitura, construído durante sua administração, usado por todos ex-prefeitos e inclusive pelo atual prefeito como sede do Poder Executivo Municipal.
Em anexo, cartaz do evento.
Atenciosamente. Jadir Anchieta.
55 984545613
CAMINHADA SÃO CHICO ANTIGO
ResponderExcluirO inédito roteiro de turismo histórico-cultural "Caminhada São Chico Antigo" será apresentado em quatro (4) caminhadas guiadas a serem realizadas nos domingos (6, 13, 20 e 27) de maio, em São Francisco de Assis-RS.
a) No tempo
Um fato decisivo na cronologia assisense aconteceu quando Pinheiro Rocha contava 22 anos e ao sobreviver a Tomada de Buenos Aires (1852), tornou-se o líder da Emancipação de São Francisco de Assis-RS (4.1.1884).
A época alvo da Caminhada São Chico Antigo está delimitada por alguns fatos, personagens e\ou livros.
Fatos : A Tomada de Buenos Aires (1852) e a Tomada de São Francisco de Assis (1923).
Personagens : Coronel Pinheiro Rocha e seu neto o poeta futurista Tyrteu Rocha Vianna.
Livros : Facundo (1845), de Sarmiento e o Saco de Viagem (1928), de Tyrteu.
b) No espaço
A Caminhada São Chico Antigo possui três pontos principais.
1 – Panteon “Cemitério” Assisense é o ponto inicial da caminhada e apresenta extraordinária Arte Cemiterial obra da famosa Casa Aloys, de Porto Alegre. Destacam-se o Mausoléu do Coronel Manoel Vianna e seu belíssimo busto em mármore.
2 – Palacete da Boa Esperança, assim nomeado recentemente por seu proprietário Prof. Valdir Tourem. Aberto a visitações guiadas pelo Prof. Valdir que lê, escreve e fala fluentemente inglês e francês. Construído em 1886 é um maravilhoso marco da arquitetura neoclássica. Será dada entrada em Processo de Tombamento no IPHAE - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado.
3 – Praça Coronel Manoel Vianna e casario de arquitetura centenária testemunham os primórdios de São Chico e foram palco da maior tragédia assisense : A Tomada de São Francisco de Assis (1923). Haverá visita guiada ao Museu Cônego Hugo destaca-se busto em gesso do Cel. Manoel Vianna, do Gal. Manoel Nascimento Vargas e de seu filho Getúlio Vargas e em bronze uma estatueta equestre do Presidente Vargas, provavelmente executadas pelo grande escultor André Arjonas. Visita ao Salão Nobre da Prefeitura Municipal e à casa de Manoel Vianna construída em 1907. Um sino missioneiro feito na pioneira fundição criada pelo Jesuíta Anton Sepp, o mural do santo padroeiro, de Vasco Prado, o relógio de sol, de Félix Carbajal...