sábado, 22 de fevereiro de 2020

"Trem" de Satélites é Visto no Céu em Santo Antônio das Missões e em São Chico

Um Trem de Satélites foi avistado por moradores da região noroeste do Rio Grande do Sul por volta das 20h50min da sexta-feira, dia 21. Em Santo Antônio das Missões, ouvintes da Rádio 89,1 FM ligaram relatando terem visto as luzes no céu. Na região centro-oeste, em São Francisco de Assis, o nosso colaborador e editor do Blog Nossa Gente Assisense, Gilnei Maier também relatou ter visto os objetos no céu na localidade de Serrinha do Butiá, 5° Distrito. 
Foto: Ouvinte Rádio 89,1 FM
Os equipamentos foram lançados no dia 29 de janeiro na Flórida, Estados Unidos. São 60 satélites que se somam aos 240 que já estão em órbita dentro do projeto Starlink, do bilionário Elon Musk. A intenção é levar internet de alta velocidade para todas as regiões da Terra, inclusive para locais remotos e de difícil acesso.
A ideia da empresa SpaceX, responsável pela iniciativa, é lançar ao espaço 1.584 satélites. Cada unidade pesa, aproximadamente, 219 quilos. Eles vão ficar em uma órbita distante 549 quilômetros do solo. Até atingirem esta altitude, os satélites percorrem um longo caminho e ficam visíveis no Brasil nas próximas semanas.
Em dezembro do ano passado, o grupo de satélites, chamado de “trem” em função da quantidade e do alinhamento, chegou a ser registrado enquanto passava pelo Vale do Rio Pardo. Agora, o novo conjunto lançado também fica visível no Rio Grande do Sul até atingir a órbita programada, quando então só pode ser observado com equipamentos especiais.
Quem quiser acompanhar ou registrar a viagem do trem de satélites pela região terá boas oportunidades. Eles ficam visíveis a olho nu, como nesse caso registrado nessa noite de sexta-feira.
Fonte: Jornal Alto Jacuí e Grupo Fronteira Missões

Nenhum comentário:

Postar um comentário