quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Novembro Azul: AGAFARMA

 Fazer exames cardiológicos e outros de rotina é importante para saber como o seu corpo está, o câncer de próstata é o segundo que mais afeta o público masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele.

O que é o câncer de próstata?

Esse tipo de câncer é um tumor que a afeta a próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga, na frente do reto, e que envolve a uretra. A sua função é produzir um líquido que compõe o sêmen e é responsável por nutrir e proteger os espermatozoides.

As células do nosso corpo estão se multiplicando constantemente e mantendo um ciclo onde as mais novas substituem as mais antigas. Quando há um crescimento descontrolado dessas células, pode ser formado um tumor benigno ou maligno — o último sendo considerado um câncer.

A importância de fazer os exames

A partir dos 50 anos, é indicado que os homens mantenham visitas anuais ao urologista. os exames mais conhecido é o exame de toque retal, quando o médico faz uma avaliação do tamanho, da forma e da textura da próstata.

O outro é o exame de PSA, uma avaliação do sangue que mede a quantidade de Antígenos Prostático Específico (PSA). Essa proteína é produzida pela próstata e, se os níveis estiverem altos, a alteração pode ser um sinal do câncer.

Quais os sintomas?

Nem sempre há sinais de que o câncer de próstata está ali, mas alguns podem indicar a presença da doença. Fique atento a eles:

🔺 Dificuldade para urinar;

🔺 Demora para começar e terminar o ato de urinar;

🔺 Presença de sangue na urina;

🔺 Diminuição do jato da urina,

🔺 Necessidade de urinar mais vezes, tanto durante o dia como à noite.

✔Veja como prevenir o câncer de próstata

É importante manter os cuidados pessoais em dia, deve dar preferência a dietas ricas em frutas, verduras, legumes e grãos, evitando o excesso de gordura.

Além da alimentação, é importante ter hábitos saudáveis, como fazer atividade física constantemente. Monitorar o peso, controlar o consumo de álcool e não fumar também são atitudes positivas para quem busca prevenir a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário