Muitas mensagens eletrônicas falsas são disparadas citando indevidamente
o nome dos Correios (Imprensa Correios; Sedex Brasil; Financeiro
Correios; Correios Brasil etc) e informando sobre a tentativa de entrega
de uma encomenda. Trata-se de spam, com links contendo vírus ou agentes
maliciosos. Nas redes sociais, diversos perfis falsos se apresentam,
normalmente, como “Suporte Correios”, oferecendo uma suposta ajuda em
troca de informações dos clientes, para utilização indevida.
Vale
destacar que a empresa não envia mensagens eletrônicas sem prévia
autorização do cliente e não dá permissão para que terceiros o façam em
seu nome. Desta forma, orientamos os clientes a não abrirem os arquivos
ou clicarem nos links, e excluírem as mensagens imediatamente.
Os
Correios disponibilizam diferentes canais oficiais de relacionamento com
usuários e clientes. Desta forma, qualquer interação da empresa com os
clientes segue rígidos procedimentos de segurança e confiabilidade.
A
estatal também faz o acompanhamento sistemático sobre a ocorrência de
perfis falsos, que utilizam de forma indevida o nome e a marca dos
Correios, nas redes sociais e em outros ambientes on-line. Quando
identificada esse tipo de violação, a empresa toma as medidas cabíveis,
conforme o caso, e as reporta às autoridades de segurança da informação,
quando necessário.
Os perfis oficiais da empresa nas redes sociais
são verificados (possuem um selo azul de autenticidade ao lado do nome
da página). São eles: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.
O
cliente que tiver qualquer dúvida sobre a veracidade de uma mensagem
atribuída aos Correios, pode entrar em contato com a Central de
Atendimento, pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões
metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), pelo Chat ou pelo
Fale Conosco, no site www.correios.com.br.
A Receita Federal alerta para um golpe aplicado por meio de correspondências. No mesmo modelo de golpes feitos por e-mail, cartas que se intitulam "Intimação para regularização de dados cadastrais" são identificadas com o logotipo e o nome da Receita Federal e direcionam o destinatário para um endereço eletrônico que não pertence à Receita Federal.
As correspondências falsas não são enviadas pela Receita Federal.
A finalidade do golpe é tentar extrair dados fiscais e bancários dos cidadãos. Em caso de recebimento de carta como no modelo abaixo, ignore a “intimação” e não acesse o endereço eletrônico mencionado.
Quem precisar fazer alterações, regularizações e consultas cadastrais deve utilizar o site da Receita Federal. O serviço está disponível no e-CAC, para acesso somente pelo próprio contribuinte ou seus procuradores legais. Lembramos que é possível acessar o e-CAC gerando um código de acesso, caso não possua certificado digital.
Veja abaixo um exemplo de carta falsa:
Já recebemos informações de que em nossa cidade, um morador recebeu um e-mail falso, golpistas se passando por funcionários dos Correios de São Francisco de Assis. O homem que recebeu o suposto contato do Correio, foi à agencia e descobriu que não haviam lhe enviado nada, sendo que os Correios não enviam esse tipo de mensagem.
Fica o alerta, não abra e-mails ou clique nos linkes que recebes!
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