Condições Meteorológicas: Apesar de haver ocorrências de chuvas, as pancadas foram irregulares e de pouca abrangência territorial, sendo poucos os municípios beneficiados. A evapotranspiração se intensificou no período, resultado da combinação de temperaturas altas e ventos um pouco mais fortes, o que contribuiu para uma perda acelerada de umidade no solo. A cada dia cresce a preocupação dos produtores, principalmente pelos efeitos já vistos nas lavouras de soja.
Culturas de Verão:
Soja - a produtividade inicialmente esperada para a safra atual é de aproximadamente 3.059 kg/ha, difícil de ser alcançado pela falta de chuva regular. Mais de 76% das lavouras de soja se encontram em fase reprodutiva, entre floração e enchimento de grãos.
Milho - a estimativa inicial de produtividade média, projetada em cerca de 5.959 kg/ha, poderá sofrer ajustes negativos em função das perdas já constatadas.
Arroz - as primeiras lavouras começam a ser colhidas na região, demonstrando boa produtividade, dentro da expectativa inicial. Os preços mostraram leve alta e ficaram em R$ 49,93 por saca de 50 kg.
Hortigranjeiros:
Olerícolas - bom desenvolvimento, com algumas dificuldades pelas temperaturas extremas, que exigem maior demanda de irrigação e manejo mais atento.
Melancia - em São Francisco de Assis foram registrados surtos de ataques de tripes e pulgão, se aproximando o fim da colheita. Safra considerada de boa produtividade.
Criações:
Pastagens - ocorrência de grande infestação de capim Annoni nos campos nativos de São Vicente do Sul, situação verificada também em outros municípios, fazendo com que produtores adotem o uso de enxada química para o seu controle.
Bovinocultura de corte - apesar da diminuição da oferta de forragem pelas pastagens, a condição do rebanho continua satisfatória. Vale do Jaguari e municípios como Formigueiro e São Sepé estão sentindo mais a irregularidade das chuvas.
Ovinocultura - condições nutricionais seguem apresentando certa deficiência, pela falta de chuva regular, com diminuição de quantidade e qualidade das pastagens nativas e cultivadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário