terça-feira, 21 de maio de 2013

Acervo histórico é entregue a OAB

O Instituto Salgado Filho fez a doação de um acervo para OAB, com mais de 300 livros que pertencia ao advogado José Silveira Falkemback e que estavam na escola a mais de 30 anos.

Dr. Jari Spig agradeceu a doação e prometeu zelar pela conservação e bom uso do material histórico. O juiz Luis Filipe elogiou a escola pela forma como conservaram o acervo.

Breve biografia do advogado José Silveira Falkemback

Nascido em são Borja, em 06 de junho de 1919, filho do tenente João Falkemback, destacado oficial da Brigada Militar na revolução de 1923. Bacharel em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade federal do Rio Grande do Sul, possuía também formação superior em Ciências Socias e História, inclusive com pós graduação.
Advogado OAB/RS 1569 com 30 anos de atuação na comarca assisense, dono de uma oratória excelente que o destacaram no Tribunal do Juri.
Foi professor e vice-diretor da escola Salgado Filho.
Exerceu 2 mandatos de vereador, o primeiro pelo PTB e mais tarde pelo MDB. Exercia a presidência da câmara quando faleceu. Em 1959 concorreu a vice-prefeito mas perdeu para Pedro Telles Tourem. 
Era fervoroso torcedor colorado e grande apoiador do esporte, tanto que o ginásio municipal leva o seu nome. Existe também uma rua rua que tem o seu nome.
Falkemback foi casado com Natércia Bollis de Oliveira e não teve filhos. Ele faleceu em 25 de agosto de 1981.
*fonte OAB Assisense


Nenhum comentário:

Postar um comentário