sexta-feira, 2 de outubro de 2015

A HISTÓRIA DO RIO GRANDE FEZ BIVAQUE NA PRAÇA DE SÃO CHICO...


Hoje é um dia que está marcado indelevelmente na história do Rio Grande do Sul. A 93 anos, nesse mesmo dia, a então Vila de São Francisco de Assis, foi palco de um combate. Já no final da Revolução Libertadora ou Revolução de 23, como queiram, alias foi o único combate travado dentro de uma povoação e que deixou muitos mortos e feridos.
O combate não estava planejado para acontecer, pois o General Honório Lemes resolver transpor o Rio Ibicui - no Passo do Catarina - para fazer uma incursão pelas missões, visando fugir da Coluna de Flores da Cunha e tão logo retornar a sua zona de combates, a fronteira. Porém o ódio e a perseguição de 30 anos, fez os Federalistas/Maragatos locais, solicitarem uma permissão ao "Leão do Caverá" para virematé a Vila e propor que as autoridades Republicanas daqui, rendessem armas, e fosse empossado um novo Intendente, como de fato foi o Vereador Hugo Nogueira de Oliveira (PF), mas eles não imaginavam que o Intendente Carlos Gomes iria ressistir, com apenas quarenta companheiros. Foi um sangrento combate que está sublinhado na história do Rio Grande do Sul e do Brasil, nas revoltas da Republica Velha, quando até morto votava, num voto oral na frente do opositores, por isso Antonio Augusto Borges de Medeiros foi Presidente do Estado por 25 anos.
Mas sempre sobra algo bom, mesmo sendo de num episódio adverso, nesse caso foi o nascimento do sonho da senhora Izolina Nogueira, que liderou a Cruz Vermelha, convidando senhoras nas famílias da vila para essa árdua missão, de amparar as vitimas do combate.  Naquele momento ela sentiu a necessidade de São Francisco de Assis ter um hospital e começou a trabalhar para tornar realidade aquele sonho. Mais tarde seu sonho encontrou guarida na parceira de Edeltrudes Bastos de Aguiar, que foi sua grande parceira na edificação desta obra tão valiosa para a nossa terra. Mais tarde o filho de Edultrudes - João Bastos de Aguiar - foi de fundamental importância para a concretização do sonho destas duas senhoras, para o povo de São Francisco de Assis, ao longo do tempo e de muitas gerações!!!

*Valdevi Maciel
Diretor de Cultura do Município
Local onde estão sepultando os heróis de 23


2 comentários: