sábado, 4 de junho de 2016

São Chico destaque na ZERO HORA...

São Chico foi a terra escolhida pra viver por um dos Jornalistas que trabalhavam no primeiro jornal do Rio Grande do Sul...
Com a comprovação de registros impressos, o primeiro jornal do Rio Grande do Sul foi o Diário de Porto Alegre. Ele possuía circulação diária, com exceção de domingos e feriados, e durou por um ano. Seria pueril e infrutífero objetar esse fato sem documentação. Portanto, o Diário de Porto Alegre, fundado 189 anos atrás, em 1º de junho de 1827, marca o início da imprensa no Rio Grande do Sul. Outro fato irretorquível é em relação aos trabalhos técnicos de composição e impressão do jornal, que estavam confiados aos franceses Cláudio Dubreuil e Estivalet.
Apesar de muitos pesquisadores citarem somente o sobrenome Estivalet, tudo leva a crer que seja Claude Joseph Estivalet (1790-1844), da comunidade francesa de Aix-les-Bains, departamento de Saboia, na região de Ródano-Alpes. Dubreuil continuou com o seu trabalho de tipógrafo e jornalista, já Estivalet abandonou seu ofício, dedicando-se ao comércio, e foi morar em São Francisco de Assis, no interior do Rio Grande do Sul. Lá, casou-se com Laura Laurinda Franco de Oliveira. Nessa mesma época e na mesma região, viveu outro francês, de renome internacional: Aimé Bonpland (botânico, médico explorador). Será que Bonpland e Estivalet se encontraram? O que teriam conversado?
* Fonte ZH, Colaborou Zulmar Anchieta, poeta e professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário