Com 7 votos favoráveis (Jeremias, Paraguassú, Cria, Mico, Mateus, Silon e Gambá), uma abstenção (Sônia) e dois contrários (Antônio Érbice e Antônio Wallao), foi aprovado o relatório final da CPI.
Os principais pontos do relatório final aprovado:
a)
Adoção, pela Prefeitura, do pagamento de
Ajuda de Custo como forma de aumentar o ganho dos CCs e alguns outros
servidores;
b) Total
falta de controle nos pagamentos efetuados, mantendo uma média regular para
alguns, prova inequívoca de que havia a prática de gratificações extras para os
CCs e alguns servidores.
c)
Ausência de justificativas plausíveis
para comprovar as despesas realizadas, que no caso dos pagamentos aos CCs eram
precedidas pelas autorizações assinadas pelo próprio Prefeito Municipal.
Vejamos
o que disse o prefeito Horácio Brasil quando perguntado por que ele assinou as
autorizações de pagamentos de Ajuda de Custo aos CCs:
(....) Mas eu sou o responsável pelo Gabinete. Eu
ordenava que eles fossem realizar o serviço porque é humanamente compreensível
que nós temos muitas necessidades no interior. São vistorias, acompanhamentos,
são analises por técnicos e não técnicos, por pessoas, servidores (...).
Sobre essa liberação
sem controle de quantias excessivas de ajuda de custo (diárias de campanha)
para seus CCs, numa fraude explícita aos cofres públicos, o prefeito Horácio
Brasil atribuiu às facilidades da Lei que segundo
ele é frouxa e não cobra sequer prestação de contas do serviço realizado,
mesmo que ele tenha sido o único a observar isso, visto que os outros Prefeitos
que antecederam o atual Gestor não realizaram pagamentos de Ajudas de Custo aos
seus CCs, somente aos Servidores do Quadro de Carreira, como preconiza o
espírito da Lei.
(...)
CPI: Prefeito, o senhor disse que seriam
retroativas, que em 2013 eles prestaram serviço e não receberam. Como é feito
esse controle? Existe um controle, um saldo a receber, porque me parece muito
fácil... Nós analisando a folha de pagamento e aqui vou ser bem preciso. A
folha de pagamento do servidor Lindomar. O seu cargo é de 3.144,00 Reais, no
entanto o ultimo mês que ele recebeu ajuda de custo, ele recebeu 6.477,00
Reais. (...) Me parece muito vago Senhor Prefeito, não existe um controle
para...
Prefeito:
Vaga é a lei que foi aprovada pelos vereadores (...) Uma lei muito frouxa, não
feita por mim, porque eu não era vereador na época e os vereadores que fizeram
são os responsáveis por essa lei, que agora esta causando todo esse problema,
que não cobra nem as prestações de contas. (...) Porque a lei antiga, na época
de 2002 quando era a UPA que mandava aqui, não tinha regra nenhuma, a lei era
muito frouxa (...).
CPI:
A lei realmente é frouxa e vaga, mas eu queria dizer ao Sr, lhe perguntar. Por
ela ser frouxa e vaga, o Sr permitiu ou utilizou-se dessa lei para beneficiar
seus CC’s, uma vez que o Prefeito Ernani, o Prefeito Ademar, o Prefeito Paulo,
o Prefeito... Vasco já foi anterior à criação dessa lei. Não há notícias de que
os CC’s desses prefeitos, inclusive a servidora Miriam que se faz presente,
trabalhou como CC para o Prefeito Ernani. Perguntada se recebia... Não. Somente
no seu governo. O Sr não acha que houve de certa forma uma flexibilização para
beneficiar os CC’s, uma vez que dobraram o valor dos seus salários chegando a
mais de 6 mil reais mensais?
Prefeito:
É... Isso é uma interpretação sua, pode ser política ou
não e eu vou lhe dizer o seguinte. Pela necessidade foi realizado os trabalhos,
os servidores receberam, não ouve nenhum beneficiamento pela nossa parte, pelo
contrario até cobro demais desses companheiros, colegas trabalhadores. E fica a
critério de cada prefeito utilizar ou não, então não houve beneficiamento.
Quanto
as autorizações, eram assinadas pelo próprio Prefeito Municipal, na maioria das
vezes, principalmente ao grupo de CCs que reberam as maiores quantias.
Inclusive, autorizou que os pagamentos continuassem sendo feitos para estes
CCs, mesmo no período de contenção de gastos previsto no Decreto 703/2015.
Foram
detectadas contradições também nas justificativas das 109 diárias da Secretária
de Desenvolvimento Social, Fátima Santos, que somadas a outros servidores da
pasta, totalizaram 381 viagens ao interior para visitar 30 casas populares do
programa Minha Casa Minha Vida, que foram construídas no governo anterior e
apenas inauguradas na atual gestão.
No
que tange aos totais dos valores gastos pela Administração, vejamos um
crescimento acentuado no segundo ano da Administração, quando começaram a
deliberadamente conceder ajuda de custo aos CCs, voltando a reduzir no ano em
que aconteceram as denúncias no Poder Legislativo.
Comparação
dos valores gastos com Ajuda de Custo
|
|
Ano
|
Valor
|
2013
|
R$ 254.909,58
|
2014
|
R$ 460.142,12
|
2015
|
R$ 381.909,67
|
Total
|
R$
1.096.961,37
|
Vários CCs fizeram menção em
seus depoimentos, de um suposto saldo a receber e, que alguns dos pagamentos
seriam retroativos a 2013, fazendo com que se caracterize a existência de banco
de Diárias de Campanha, ou Ajuda de Custo, como queiram interpretar.
De
tudo o que foi exposto e analisado, conclui-se que
da forma como vinha sendo paga as “AJUDA DE CUSTO” a alguns servidores, ficou nítida
a intenção do “GESTOR PÚBLICO” de complementar os salários com ganhos extras,
por atividades duvidosas vez em que não há nenhuma documentação que comprove
efetivamente que foram realizados tais serviços para serem indenizados.
Observamos
no quadro abaixo a intensidade das supostas viagens ao interior, todas com a
finalidade de vistoriar estradas, segundo os depoimentos, que somente nestes
três exemplos por si só demonstram claramente tratar-se de complementação
salarial:
Roquessael
Rodrigues Cortes CC3 Secretaria de Obras
Junho/2014 1.667,73 20 dias trabalhados no interior
Julho/2014 2.001,28 24 dias trabalhados no interior
Agosto/2014 2.001,28 24
dias trabalhados no interior
Setembro/2014 2.001,28 24
dias trabalhados no interior
Outubro/2014 2.001,28 24
dias trabalhados no interior
Novembro/2014 2.001,28 24
dias trabalhados no interior
Dezembro/2014 2.127,69 24
dias trabalhados no interior
Janeiro/2015 2.169,53 23
dias trabalhados no interior
Fevereiro/2015 2.075,20 22
dias trabalhados no interior
Março/2015 2.169,53 23 dias trabalhados no interior
Abril/2015 2.169,53 23 dias trabalhados no interior
Maio/2015 2.169,53 23 dias trabalhados no interior
Junho/2015 2.075,20 22 dias trabalhados no interior
Julho/2015 2.358,18 25 dias trabalhados no interior
Agosto/2015 1.697,89 18
dias trabalhados no interior
Outubro/2015 2.263,86 24 dias trabalhados no interior
Lindomar
Guareschi Vieira CC3 Coordenador do Gabinete
Abril/2015 2.263,86 24 dias trabalhados no interior
Maio/2015 2.263,86 24 dias trabalhados no interior
Junho/2015 2.263,86 24 dias trabalhados no interior
Julho/2015 2.358,18 25 dias trabalhados no interior
Agosto/2015 1.697,89 18
dias trabalhados no interior
Outubro/2015 2.263,86 24 dias trabalhados no interior
Mirian
Soares Bandeira CC1 Assessora
Maio/2014 488,13 20 dias trabalhados no interior
Junho/2014 488,13 20 dias trabalhados no interior
Julho/2014 585,75 24 dias trabalhados no interior
Agosto/2014 488,13 20
dias trabalhados no interior
Setembro/2014 463,72 19
dias trabalhados no interior
Outubro/2014 463,72 19
dias trabalhados no interior
Dezembro/2014 493,01 19
dias trabalhados no interior
Janeiro/2015 524,56 19
dias trabalhados no interior
Fevereiro/2015 469,34 17
dias trabalhados no interior
Março/2015 414,13 15 dias trabalhados no interior
Abril/2015 635,00 23 dias trabalhados no interior
Maio/2015 607,39 22 dias trabalhados no interior
Junho/2015 662,60 24 dias trabalhados no interior
Julho/2015 690,21 25 dias trabalhados no interior
Agosto/2015 496,95 18
dias trabalhados no interior
Outubro/2015 662,60 24 dias trabalhados no interior
Ao
contrário do que fora relatado nos depoimentos, de que fiscalizavam as
condições e os trabalhos realizados na recuperação de estradas e pontes, as
condições de nossas estradas pioraram muito nesta Administração, sendo alvo de
constantes debates nessa Casa Legislativa, com pedidos recordes, principalmente
por Vereadores que integram a base de apoio ao Governo Municipal.
Não
obstante, para suprimir qualquer dúvida futura em relação à possibilidade de
novas irregularidades na concessão de Ajuda de Custo e Horas-Extras, para
saná-las, recomendamos ao Chefe do Executivo Municipal:
a)
estabelecer um sistema de relatórios, determinando que cada Secretaria faça a
conferência de qual trabalho foi realizado no interior com as devidas
comprovações;
b)
finalizar o desenvolvimento de software a ser adotado em substituição ao atual
procedimento de mero lançamento em planilha para registro das ajudas de custo,
incluindo as justificativas para um controle público no Portal Transparência.
c)
que determine a devolução aos cofres públicos de todos os valores pagos e não
comprovados a título de Ajuda de Custo, aos seguintes servidores:
1. ROQUESSAEL
CORTES, um total de R$ 30.687,13
2. MARIA
DE FATIMA SANTOS, um total de R$ 11.029,06
3. LINDOMAR
GUARESCHI, um total de R$ 13.111,51
4. MIRIAN
BANDEIRA, um total de R$
5. PAULO
ASSIS LEMOS, um total de 11.737,27
Entre
vários outros casos que poderão ser detectados pela Administração, e que também
poderão retornar aos cofres públicos, devido à falta de comprovação e
justificativa pra os pagamentos.
ENCAMINHAMENTOS
Esta
Comissão Parlamentar de Inquérito decide encaminhar cópia do presente Relatório
às seguintes autoridades, para as providências cabíveis:
ü Ao
Presidente da Câmara de Vereadores, senhor Vereador Dário Salbego Ben;
ü Ao
Poder Executivo Municipal, na pessoa do Prefeito Horácio Benjamin da Silva
Brasil;
ü Ao
Ministério Público Estadual, na pessoa do Promotor de Justiça Dr. Flávio
Brenner da Costa; Este incluindo toda a documentação probatória carreada pela
Comissão aos autos;
ü Ao
Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul;
ü A
Ordem dos Advogados do Brasil, na pessoa do Presidente da Subseção local, Dr.
Jari Guisolf Espig;
RECOMENDAÇÕES
Esta CPI recomenda que o
Ministério Público Estadual determine abertura de Inquérito Civil, para ampliar
as investigações e futuramente propor as denúncias, se for o caso.
Ao
prefeito Municipal para que se abstenha de utilizar-se da referida Lei pra
beneficiar seus CCs.
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