terça-feira, 25 de agosto de 2020

Unidade Sentinela de atendimento Covid-19 já atendeu 74 pessoas

     Nesta fase tão delicada em que vivemos, todo o cuidado é pouco. Mas o diagnóstico e tratamento precoce aumentam as chances de cura do Corona Vírus. Para isso, é imprescindível ficar em alerta para os sintomas e procurar atendimento o mais rápido possível. Em funcionamento desde 17 de agosto, a Unidade Sentinela COVID-19 já atendeu vários pacientes com sintomas gripais. A unidade funciona nas dependências do Ambulatório de Saúde Mental, na rua Silva Jardim, nº 1800, ao lado da Unidade Central de Saúde. 
    Em conversa com as enfermeiras Fernanda Trombini e Liane Bahu, constatamos o esforço de todos os profissionais da Unidade para atender a demanda e que todas as condutas estão sendo realizadas em equipe, baseadas em  protocolos e normas técnicas da Secretária Estadual de Saúde do RS.
    Nesta primeira semana de funcionamento a Unidade Sentinela atendeu 74 consultas médicas, 2 consultas de enfermagem, 21 testes rápidos e 7 PCR. A unidade atende das 08h às 11h30min e das 13h30min às 17h. O paciente chega na unidade e na recepção é feita a ficha de atendimento, após, todos os pacientes passam por acolhimento pela equipe de enfermagem e em seguida por consulta médica. O paciente recebe orientações  em relação ao isolamento domiciliar, cuidados a serem tomados, além de agendar a data da coleta de testes diagnóstico do Corona Vírus. Os casos suspeitos são monitorados via telefone pela equipe da Estratégia de Saúde da Família onde o paciente é cadastrado.
    Lembramos sempre, é claro, da importância de que todas as medidas de prevenção sejam tomadas: isolamento social, uso de máscaras e higienização constante das mãos são alguns dos exemplos. Estar bem informado quanto aos sintomas e medidas preventivas também é muito importante, uma informação correta também é capaz de salvar muitas vidas!

Lembrete: Sintomas da Covid-19
    - Mais comuns: Febre, tosse seca, cansaço, dores e desconfortos
    - Menos comuns: dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés.
    - Gaves: Dificuldade de respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário