segunda-feira, 6 de março de 2023

Nota dos alunos do Curso de Agronomia da URI Santiago

 No dia 02/03/2023, os alunos do curso de Agronomia da URI Santiago receberam de forma dura e repentina a notícia do desligamento do Coordenador e Professor do curso, Vânius Ventorini Veiga. Na ocasião os alunos foram chamados para uma reunião no auditório com o diretor geral e a diretora acadêmica, momento no qual foi informado aos acadêmicos, que o professor não faria mais parte do corpo de colaboradores da instituição, chocando vários alunos e até mesmo alguns professores.

Nessa reunião foi informado aos alunos que a decisão era em função de não conformidades administrativas e acadêmicas, também foi colocado que a decisão já viria de um bom tempo e que a reitoria da URI teria total ciência da demissão do professor. Além disso foi dito que na próxima semana (entre 06/03 e 10/03) o pró-reitor de administração estará presente no campus para conversar com os acadêmicos.

Logo em seguida o diretor geral disse - "Isso aqui é uma empresa né gurizada, então um desligamento sem justa causa, como ele foi realizado não há porque de explicar esse processo. Isso é uma empresa como outras empresas e isso tem respaldo no que vocês precisarem é só nos procurarem que nós esclarecemos e resolvemos dentro da possibilidade, mas essa decisão é uma decisão definitiva, isso já passou pelos órgãos cabíveis, então está tudo certo não há retrocesso em relação a essa decisão."

O que vem incomodando aos acadêmicos e ex-alunos é a falta de explicações sobre quais são as "não conformidades administrativas e acadêmicas", sendo que Vânius dedicou grande parte de sua vida e carreira ao curso de Agronomia da URI Santiago, foram vinte e cinco anos e meio como professor da universidade, tendo ingressado no ano de 1997 como professor do curso de Engenharia Agrícola, logo após foi um dos dois professores responsáveis pela criação e implantação do curso junto a URI Santiago, sendo um dos mais antigos professores do curso, do qual foi coordenador por oito anos, cargo que havia sido reeleito por mais quatro anos.

Além de sua longa trajetória e dedicação ao curso de Agronomia, Vânius sempre foi muito querido por todos os alunos que passaram por suas aulas, sendo homenageado em muitas formaturas ao longo dos anos, inclusive foi patrono da última turma graduada na universidade.

Tudo isso vem causando uma forte mobilização de alunos e ex-alunos nas redes sociais, pedindo pelo retorno de Vânius ao seu antigo cargo e uma retratação pública da instituição junto à comunidade, devido aos transtornos causados a todos os alunos do curso e ao próprio professor, que após tantos anos se dedicando a instituição e prestando serviços de qualidade, foi "recompensando" dessa forma pela instituição.

O CURSO DE AGRONOMIA NÃO CONCORDA COM A DECISÃO INJUSTA TOMADA PELA DIREÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário