Recebemos um vídeo registrado ontem quinta-feira (24) a noite, em São Francisco de Assis, no qual um objeto luminoso parecendo um cometa atravessando o céu de nossa cidade.
O vídeo foi registrado por João Victor, no centro da cidade.
Tudo indica que é um cometa que esteja em órbita na terra.
Cometa Nishimura |
O novo cometa C/2023 P1 (Nishimura), descoberto em 11 de agosto pelo astrônomo amador Hideo Nishimura, pode ser um objeto interestelar. Caso isso seja comprovado, ele vai ser o terceiro corpo celeste de fora do Sistema Solar detectado em nosso "quintal cósmico".
Normalmente, os cometas de órbita alongada (como é o caso do Nishimura) vêm da Nuvem de Oort, a região mais distante do Sistema Solar. Estima-se que a população desse local é formada por cerca de trilhões de objetos de gelo.
Como ver o cometa Nishimura?
O cometa Nishimura vai fazer sua maior aproximação da Terra em 13 de setembro, mas como vai acompanhar o pôr e o nascer do Sol, vai muito difícil observá-lo. Mesmo com luminosidade equivalente às estrelas mais mais fracas observáveis a olho nu, o Sol vai estar muito perto.
Em 18 de setembro, o Nishimura estará em seu periélio, ou seja, o ponto de sua órbita mais próximo do Sol. Isso vai torná-lo ainda mais brilhante, competindo com algumas estrelas bem luminosas. Portanto, o mês de setembro vai ser o mais favorável para encontrá-lo — mas, lembre-se, cometas são objetos muito imprevisíveis, podendo até se partir enquanto se aproximam do Sol.
Fonte: Terra (link AQUI)
Afinal, descobriram o que é?
Segundo o professor Fernando Jung, do Observatório Heller e Jung da cidade de Taquara- RS, o objeto luminoso é a reentrada do foguete Soyus SL-4 RB, lançado no dia 22 agosto, na Rússia. Foram cerca de 1:30min de presença do rastro pela região.
Segundo o professor, já havia a previsão de que o objeto passasse pela atmosfera, passando pelo Uruguai e pela região norte e nordeste do RS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário