O projeto da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul de ampliação das Estações Meteorológicas no estado, segue ativo.
Na semana passada, foram instaladas mais três estações meteorológicas: em Uruguaiana, Alegrete e em São Francisco de Assis, totalizando 58, que somada, as Estações do Inmet, Ana e Semaden, passam, das 100 no estado.
Estação instalada em São Francisco de Assis. Foto: Divulgação/Seapi |
As últimas 28 foram com recursos do Programa Avançar. “A ideia é aumentar cada vez mais o número de estações até o fim do ano, entre 25 e 30. E, no início de 2024, concluir esse trabalho, totalizando 100, com as já existentes”, explica o meteorologista e coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agro Climáticos (Simagro-RS) da Seapi, Flavio Varone.
Ele conta que, a partir de setembro, será instalada uma em Cacequi.
Estação em Alegrete. Imagem com drone: Divulgação/Siapi |
O que é uma estação meteorológica?
Uma estação meteorológica é um conjunto de instrumentos ou sensores que recolhem dados para análise do tempo meteorológico. Esses instrumentos/sensores são capazes de registrar a temperatura do ar, velocidade e direção do vento, umidade do ar, radiação solar, chuva, pressão atmosférica entre outras variáveis.
E por que estações meteorológicas são importantes na minha fazenda?
As variáveis atmosféricas medidas nessas estações meteorológicas influenciam diretamente na produtividade da sua plantação.
Também com as estações meteorológicas é possível mensurar diversos fatores que influenciam no gerenciamento das atividades na fazenda; como a direção predominante dos ventos, a precipitação acumulada na safra, a temperatura média em um período, entre outros.
Dessa forma, monitorar essas variáveis é de suma importância para uma melhor tomada de decisão no campo e o registro a longo prazo dessas variáveis fornece suporte para um planejamento agrícola mais eficaz.
Além disso, com a estação meteorológica é possível fazer o manejo de irrigação, pois através dos dados registrados na estação é possível quantificar as principais formas de entrada e saída de água para a planta.
Em São Francisco de Assis, a Estação será denomina: 001DOA71876C - Nova Veneza (São Francisco de Assis).
Obs: Até este momento, a Estação não está mandando dados, mas logo, começará.
Fonte: Simagro
Nenhum comentário:
Postar um comentário