sábado, 3 de agosto de 2024

ATUALIZAÇÃO METEOROLÓGICA

A Sala de Situação do Estado atualiza a condição meteorológica para os próximos dias. No domingo (4), uma frente fria estacionada sobre o RS, aliada ao fluxo de umidade vindo do norte do país, favorece as chuvas fortes e persistentes sobre boa parte do estado. Nas Missões, Centro, Campanha, Sul e parte da Costa Doce, as chuvas fortes e contínuas trazem volumes entre 50 e 90 mm/dia, podendo passar dos 120 mm/dia nas Missões e Sudeste, próximo à Costa Doce. Nas demais regiões, os acumulados ficam em torno dos 20 aos 30 mm/dia. Além disso, há temporais pontuais no Oeste, Campanha, Missões e Noroeste.

Na madrugada de segunda-feira (5), a frente fria e o fluxo de umidade vindo do norte do país continuam mantendo as chuvas fortes sobre as Missões, Noroeste, Norte e Nordeste, mas a chuva perde força no decorrer da manhã. Os acumulados variam entre 30 e 60 mm/dia nas Missões, Noroeste e Norte. A partir do final da tarde, as instabilidades retornam pela Argentina, se espalhando para as Missões, Oeste, Centro, Norte, Vales, Serra e Região Metropolitana de Porto Alegre no decorrer da noite, com chuva e vento pontualmente fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo, com volumes entre 5 e 15 mm/dia.

A tendência é que, na terça-feira (6), as instabilidades e as chuvas voltem a se intensificar na metade Sul e Centro do Estado, com volumes entre 40 e 60 mm/dia no Centro, Campanha e Sul, devendo passar dos 90 mm/dia no Oeste gaúcho.

Ao final deste aviso, os acumulados poderão variar entre 40 e 80 mm sobre o Centro-Norte, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre e Campanha. Nas Missões, Noroeste, Sul e Sudeste, próximo à Costa Doce, devem ficar em torno dos 100 aos 150 mm.

A Defesa Civil do RS alerta para risco de transtornos por conta das chuvas fortes e persistentes, além dos temporais pontuais, com possibilidade de alagamentos pontuais e elevação dos níveis e risco de inundações de córregos, arroios e pequenos rios.

Conheça os Planos de Contingência da sua cidade para adotar as medidas preventivas mais adequadas para seu bairro ou região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário