sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Urnas eletrônicas começam a ser distribuídas aos municípios do RS

 O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) iniciou, às 7h da manhã desta sexta-feira, a distribuição de urnas eletrônicas aos municípios para a realização do primeiro turno das eleições municipais 2024, neste domingo, dia 6. As eleições iniciam às 08h, e terminam às 17h. Após esse horário, os dados contidos nos cartões de memória na urna (Boletim de Urna), são gravados criptografados em uma mídia de resultado (pendrive, por exemplo) que é encaminhado ao local próprio para transmissão até o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 

Quando chega ao servidor central para totalização dos votos, primeiramente é verificada a assinatura digital. Se a assinatura digital for válida, está garantido que aquele resultado foi gerado pela urna eletrônica que foi preparada para aquela seção eleitoral, ou seja, garante-se integridade e a autenticidade do resultado. 

Os primeiros lotes das UE2022, novo modelo que estreia neste pleito, foram carregados nesta manhã. A expectativa do tribunal é concluir a distribuição das urnas até o meio da tarde deste sábado, véspera da disputa.

O primeiro carregamento foi feito em Porto Alegre, que utiliza pouco mais de 3 mil equipamentos durante o pleito. No total, serão utilizadas 27.645 urnas nas 497 cidades do Rio Grande do Sul. Os presidentes de mesas, são encarregados da guarda e montagem das urnas e das seções eleitorais. 

Urnas eletrônicas somente são enviadas para os locais de votação após passarem por um teste.
Foto: Marcelo Pires/Correio do Povo 

A preparação das urnas eleitorais se iniciou no dia 19 de setembro. Na última segunda-feira, ocorreu o momento do carregamento das urnas com os softwares e os demais dados necessários para o pleno funcionamento nas eleições. As urnas eletrônicas somente são enviadas para os locais de votação após passarem por um teste que comprove a integridade dos seus componentes, conforme previsto em resolução. Fonte: Correio do Povo| Câmara dos Deputados 

Nenhum comentário:

Postar um comentário