GOVERNO ESTADUAL ASSINA MEMORANDO DE ENTENDIMENTO COM SÃO FRANCISCO DE ASSIS E SÃO JOSÉ DO NORTE PARA CADEIA PRODUTIVA DO HIDROGÊNIO VERDE.
São Francisco de Assis é reconhecido como um dos locais mais promissores no Estado para a produção de H₂V ( hidrogênio verde ), possui grande potencial para geração solar e aproveitamento de biomassa. O estudo foi reconhecido pela MCKinsey & Co.
Governo Estadual assinou na segunda-feira (28) no Palácio Piratini, o contrato para a elaboração do Plano de Transição Energética Justa do Estado, além de memorandos de entendimento (MoUs) para projeto de hidrogênio verde (H₂V). Entre as cidades contempladas está São José do Norte e São Francisco de Assis, localizada na região Centro-Oeste do Estado.
O objetivo é garantir que a mudança para energias renováveis e a descarbonização da matriz elétrica, ocorra de maneira equilibrada, com isso, promover a inclusão social, bem como o desenvolvimento econômico. Os MoUs se propõem a desenvolver iniciativas para fomentar a cadeia de H₂V, combustível com grande potencial para contribuir com o processo de transição.
Foto: Maurício Tonetto/Secom |
O investimento faz parte do programa Avançar na Sustentabilidade, no Eixo da Energia, que destina R$ 52 milhões em ações que incluem o desenvolvimento de H₂V e a transição energética em regiões com potencial para exploração de carvão mineral. A consultoria contratada terá 60 dias para apresentar o Plano de Trabalho, dando início à execução da Etapa 1 do Projeto.
PROJETO DE H₂V EM SÃO FRANCISCO DE ASSIS E SÃO JOSÉ DO NORTE
O ato também contou com a assinatura de três MoUs para fomentar a cadeia produtiva do H2V e promover iniciativas sustentáveis. Os documentos, assinados com os municípios de São Francisco de Assis e São José do Norte, unem esforços para desenvolver projetos de uma alternativa energética que visa reduzir as emissões de GEE e enfrentar as mudanças climáticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário