quarta-feira, 31 de julho de 2024

COMO SERÁ O CLIMA EM AGOSTO?

Foto: YouTube/Tempo e Clima Brasil
O oitavo mês do ano é o terceiro e último do trimestre do inverno climático, a despeito da estação fria terminar pelo critério astronômico apenas na segunda metade de setembro. Gradualmente, alguns traços climático da primavera começam a aparecer. O mês, assim, é o que costuma ter temperatura média mais alta no trimestre climatológico de inverno, sendo menos frio nas normais históricas que junho e julho.

 COMO SERÁ A CHUVA EM AGOSTO 

Agosto é tradicionalmente um mês mais chuvoso ao Sul do Brasil, sobretudo no Rio Grande do Sul, uma vez que o Paraná nesta época tem regime de precipitação que se aproxima mais do clima do Centro do Brasil com menos precipitação. Diferentemente do ano passado, o clima neste agosto não terá a influência do El Niño que favorece excesso de chuva. Sob uma condição de neutralidade, como de agora, não há uma tendência predisposta para chuva acima ou abaixo da média e podem ocorrer sinais mistos.

A tendência é que agosto neste ano tenha precipitação perto ou acima da média na maioria das áreas do Sul do Brasil com maiores volumes de chuva no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Mas mesmo neste dois estados a chuva pode ficar abaixo da média, como em pontos mais a Oeste e ao Sul. No Paraná, chuva perto ou abaixo da média na maior parte do estado com chance de valores acima da média em locais próximos da costa. 

No Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil, a maioria das áreas deve ter um agosto com precipitação perto ou abaixo da média. Cidades situadas mais perto da costa em São Paulo e no Rio de Janeiro, contudo, podem registrar chuva perto ou acima da média. O mesmo pode ocorrer em pontos do Leste de Minas Gerais enquanto a maior parte do estado mineiro seguirá com precipitação perto ou abaixo da média histórica.

E A TEMPERATURA? 

CLIMA GELADO OU QUENTE EM AGOSTO? 

Agosto é um mês de grande variabilidade térmica no Sul do Brasil com dias frios a muito frios e outros de temperatura alta é até calor. São normais radicais mudanças de temperatura em curto período em alguns dias gelados que, no passado, trouxeram até nevadas fortes. No Centro-Oeste e em muitos locais do Sudeste, em especial os mais afastados da costa, o mês costuma ter muitos dias quentes pela estação seca. No Centro-Oeste, principalmente, como no Mato Grosso, são comuns muitos dias de excessivo calor com marcas perto ou acima de 40ºC.

A tendência no Sul do Brasil é de um mês de agosto sem frio persistente ou que possa se considerado frio. Não repetirá o absurdo agosto de 2012 com altíssima frequência de dias de calor e vários por demais quentes, mas terá jornadas de temperatura alta. Desenha-se um mês mais ao Sul do Brasil em dois tempos. Grande parte da primeira metade do mês deve ser mais quente com alguns dias de calor, até forte para esta época do ano, ao passo que perto da metade do mês, entre a segunda e a terceira semana, e em parte da segunda quinzena, podem ser registrados dias mais frios. No final do mês, poderia voltar a aquecer na última semana.

No começo do mês, na primeira semana de agosto, uma massa de ar muito quente vai se instalar no Nordeste da Argentina, Sul do Brasil e no Paraguai, o que vai trazer dias de temperatura muito alta no Sul do Brasil. O Centro-Oeste vai ter um agosto de temperatura acima a muito acima da média. Deve ser esperado um elevado número de dias de temperatura muito alta, por exemplo, em Campo Grande. 

Em Cuiabá, a frequência de dias com temperatura perto ou acima de 40ºC será elevada. No Sudeste, o calor será sentido com mais força durante o mês no interior de São Paulo e no Oeste de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, com dias de muito baixa umidade e temperatura bastante alta, alguns excessivamente quentes.

COMEÇA A ÉPOCA DOS TEMPORAIS 

Estados mais ao Sul do Brasil, principalmente o Rio Grande do Sul, costumam ter um aumento dos temporais a partir de agosto pela maior variação de massas de ar frio e quente na comparação com junho e julho e à medida que se aproxima a primavera. Há um incremento, em especial, das ocorrências de granizo, mas cresce também o risco de vendavais e de episódios de chuva muito intensa em curto período com alta frequência de raios. 

Com temperatura em muitos momentos acima da média e uma maior perspectiva de chuva e ainda o ingresso de incursões de ar mais frio, há o risco de que agosto neste ano no Centro-Sul do Brasil registre temporais. O mês ainda tem um histórico de ciclones extratropicais mais intensos nas latitudes médias do Atlântico Sul, o que favoreceu fortes incursões de ar polar e episódios de neve do passado que foram expressivos. 

Em agosto neste ano, entretanto, como é normal, ciclones vão se formar no Atlântico Sul. A tendência é que estes ciclones se formem mais ao Sul em um ano até agora com muito menos ciclogênese nas latitudes médias que no ano passado.

PREVISÃO PARA SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Esta quarta-feira (31), começou com tempo firme e sensação de frio. A máxima para hoje é de 24ºC. Amanhã quinta-feira sobe para 28ºC, e na sexta esquenta mais, em torno de 30ºC. 

A MetSul Meteorologia prevê chuva para nossa cidade, no domingo, cerca de 13.6mm. Chuvas até quarta-feira na Querência do Bugio. 

Fonte: MetSul Meteorologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário