sexta-feira, 30 de maio de 2025

BLOQUEIO PARCIAL NO TREVO DA RS-241/377, EM SÃO FRANCISCO DE ASSIS

 Está acontecendo na manhã gelada desta sexta-feira (30), uma manifestação e paralisação pacífica no trevo da RS-241/377 acesso a São Francisco de Assis em direção a Santa Maria, em apoio à securitização e renegociações de dívidas dos produtores rurais gaúchos. 

Centenas de agricultores, empresários e a Nossa Gente Assisense está presente na paralisação. Carros de passeio ficam parados poucos minutos, já veículos de emergência como ambulâncias, bombeiros e com produtos inflamáveis passam direto, sem parar. A PRE/Brigada Militar está no local mantendo a ordem e a segurança de todos. 

Em várias rodovias gaúchas ocorrem paralisações no trânsito. Na pauta do movimento, a reivindicação pela securitização, ou seja, a conversão em títulos do Tesouro Nacional das dívidas de financiamentos anteriores dos produtores rurais, cujas propriedades estão em municípios que decretaram situação de emergência ou calamidade pública, ou ainda cujas perdas nas lavouras a partir de tragédias climáticas estão atestadas por laudo técnico.
O pagamento, neste caso, seria em um período maior, até em 20 anos, com juros, porém permitindo ao agricultor ter acesso ao crédito rural. Apesar do apoio de caminhoneiros, a Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Rio Grande do Sul (Fecam RS) disse não ter relação com a série de protestos. A intenção é pressionar pela aceleração da aprovação da proposta no Congresso do chamado projeto de lei (PL) 320/25, de autoria do senador Luiz Carlos Heinze, da securitização. FONTE: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário