quarta-feira, 12 de novembro de 2025

SÃO FRANCISCO DE ASSIS TÊM 40 CASOS NOTIFICADOS DE DENGUE

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), atualizou nesta última segunda-feira (10), o painel de casos de dengue no Estado. 

Confira como está o painel em São Francisco de Assis:

NOTIFICAÇÕES: 40

CONFIRMADOS: 07

INVESTIGAÇÃO: 02

DESCARTADOS: 30

INCONCLUSIVO: 01

AUTÓCTONES:* 03

ÓBITOS: 00

*Quando é contraída no próprio local de residência do indivíduo, sem ter trazido de fora.

Sintoma da dengue

Febre alta (39°C a 40°C) com duração de dois a sete dias, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia, manchas vermelhas na pele com ou sem coceira. Os sinais podem agravar, ocasionando o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar a pessoa ao choque grave e morte.

Todos os indivíduos estão expostos à dengue, mas alguns fatores de risco individuais, como idade, etnicidade e comorbidades podem determinar a gravidade da doença. Também, se a pessoa já teve dengue, ao ter a doença novamente, as chances de gravidade aumentam.

As defesas do organismo (anticorpos) da pessoa reagem ao sorotipo do vírus da dengue com o qual foram infectados e não protegem para os demais, ou seja, a imunidade é permanente somente para um mesmo sorotipo viral.

O que fazer ao apresentar os sintomas?

A pessoa deve procurar um serviço de saúde, ingerir muita água e evitar uso de medicamentos por conta própria.

O serviço médico fornecerá as orientações necessárias para cada caso. Algumas informações gerais são importantes: repousar; passar repelente corporal (pois assim evita que o mosquito se infecte); utilizar roupas que cubram braços, pernas e pés (diminuindo as áreas disponíveis para o mosquito se alimentar); utilizar mosquiteiro, principalmente em pessoas acamadas.

Qual a forma de tratamento?

Não existe tratamento específico para dengue, o manejo das pessoas doentes é realizado de forma a reduzir as dores, a febre e auxiliar na reposição de líquidos, de forma a evitar a desidratação. Em muitos casos, é necessário aplicar soro na veia para reidratação.

A dengue pode ocasionar a morte.

O calor intensifica a dengue porque acelera o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, permitindo que ele se reproduza mais rapidamente e pique com maior frequência. As altas temperaturas e as chuvas (típicas do verão) criam o ambiente perfeito para a proliferação do mosquito, aumentando assim o risco de transmissão do vírus para os seres humanos.  

Prevenção da dengue

A prevenção da dengue concentra-se na eliminação dos criadouros do mosquito e na proteção contra picadas. Medidas eficazes incluem:

  • Eliminar recipientes que acumulam água, como pneus, garrafas e vasos de plantas.
  • Manter caixas d’água e reservatórios devidamente tampados.
  • Limpar calhas e lajes para evitar acúmulo de água.
  • Utilizar repelentes e roupas de mangas compridas, especialmente durante o dia, quando o mosquito é mais ativo.
  • Instalar telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos. 
VAMOS JUNTOS, COMBATER A DENGUE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário