quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Morreu o maior Poeta Assisense...



A trova e o melhor da Cultura Assisense, Vianense e Gaúcha perdeu um dos seus maiores ícones, Francisco Carlos Salles – Chiquinho – Nasceu em 08.02.1938 na vila de Manoel Viana – portanto assisense de nascimento. Filho de Inácio Mariano de Salles e Erondina Alves de Salles. Fez a 2ª série do 1º grau. Com 11 anos iniciou a fazer poesias, inspirado na mãe , com a poesia LAMENTO DE FILHO. Acompanhou Gildo de Freitas por seis meses durante o período do TRIO GAÚCHO sob comando de Raul Sotero.

Publicou vários Livros: NA SOMBRA DAS TIMBAÚVAS, PANDILHA DE CAMPO ABERTO, ALVORADAS PAMPEANAS, TROPILHA DE VERSOS XUCROS, TRADIÇÃO, PÁTRIA e QUERÊNCIA, RAÍZES DE UM PAGO CHUCRO E OUTROS.
Alguns títulos de POESIAS DE CHIQUINHO SALLES: Do jeito que eu vim no mundo, Tropilha de versos chucros, Primeiro centenário de São Francisco de Assis, Orgulho de ser chiru, Tradição, Pátria e querência, Raízes de um pago chucro, Aniversário poético, Pobreza não é defeito, O passado e o presente, Peão caseiro de estância, Os guachos que eu considero, Cavalo velho, Fatos e comparações, As mentiras do Candinho bicharedo, Deixei da Tava, São Francisco de Assis, O álcool a vida e a felicidade, O andarilho, Bolicho dos Abusados, Gaudério, Sem lenço e sem documento, Aparição, Casamento bagual, Recolutando o Rio Grande, Adeus a Trovadeira vianense, Pajada de Cola e Crina, Tropilha Gaviona, Adeus querido compadre, Carreirada cuiúda, Enterro de um rico pobre, Vaqueanos dos versos, Fechando a porteira, Pedaço de história, Encontro de dois Poetas, Cusco do Pago, escravo de corredor, Quem não conhece o Chiquinho, Baile do Balaquia, Tu é grosso ou tá me espiando, Adeus a Caetano Braun e Outras. 
*Texto adaptado (Dr. Paulo Pugliero)

Ele faleceu em ALEGRETE, onde foi sepultado. Erramos ao não trazer para o nosso chão, com um velório digno de um herói Assisense. Lamentamos esta falha geral e assim nos resta homenageá-lo aqui pelo BLOG NOSSA GENTE ASSISENSE.

6 comentários:

  1. Como dizia um de seus versos "Pra morte não há companheiro" e na doença também não teve.
    Sou neta de sangue do Francisco, foi sob os cuidados da nossa família que estava no momento de sua morte. Apareceu na casa casa do meu pai a uns 2 meses, (era normal, ele aparecer e daqui um pouco sumir) já com sintomas de enfermidade, levamos ao médico, foram feitos exames aos poucos foi se debilitando sem se alimentar e já usando fraldas foi internado no dia 13/07 meus familiares revezaram nos cuidados hospitalares, quando não podíamos estar pagávamos uma cuidadora, (tivemos muitos gastos com medicamentos, fraldas , acompanhantes e sepultamento- tivemos que parcelar esses gastos).
    Foi tão admirado por muitos e no momento em que morreu estava somente meu irmão com 15 anos.
    Lamento por ele não ter ficado conosco antes, pois aparecia e de repente sumia que não sabíamos por onde andava, muitos nem sabiam que ele tinha um filho.
    Pode não ter tido um enterro digno de herói, mas teve o que podemos dar.
    Meu pai foi fruto de um relacionamento dele com minha vó, não tinha foi registrado, não foi criado por ele, mas sempre soube que era seu pai.

    Agradeço a Sra Rosalina Bairros que nos acompanhou no sepultamento, demonstrou um grande sentimento pela perda, era uma pessoa muito apreciada por ele.
    Patrícia Alviene de Menezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente as pessoas reconhece depois que o outro morre. Desde minha infância conversava muito com chiquinho. Pois meu pai tinha comercio em Manoel Viana e ele ia sempre nos visitar. Faz 26 anos que moro fora do sul. Fiquei sabendo a poucos dias sobre a morte do chiquinho. Lamentavel perda. Nem eu sabia que ele tinha filho. Pois nunca comentou conosco.

      Excluir
  2. Oi, por favor, roubaram meu celular, gostaria de conversar com a Rosalina, cuidamos da Isabel, irmã do tio Chico, mas perdemos contato...ficamos sabendo da morte agora, aqui na internet, sou de canoas... Contato: 98809695/ 93411188, obrigada, Rosalia e Fabiano

    ResponderExcluir
  3. Sou Fernanda sobrinha do Chiquinho,eu meu irmão Fabiano e nossas famílias estamos muito triste pois fiquei sabendo de sua morte somente agora 3 meses depois e pela internet. Uns dois meses antes de sua morte ele estava bem, recebemos uma ligação dele, ela a sra Rosalina que fazia a ligação, dizendo que tinha feito uma cirurgia de vesícula mas que estava bem, não entendo o que aconteceu e o Filho dele Romário? Não avisaram as autoridades de São Francisco para dar um apoio a este grande icone cultural, meu tio do qual tenho muito orgulho,amor e eternamente saudades....Fez um legado e ficará eternamente na memória de muitos. Ele veio a Porto Alegre a 2 anos, nos visitar e visitar sua unica irmã viva Isabel que está internada e sofre de alzheimer. Achei que o veriamos novamente. Muita tristeza estimado tio Chiquinho.

    ResponderExcluir
  4. Oi, por favor, roubaram meu celular, gostaria de conversar com a Rosalina, cuidamos da Isabel, irmã do tio Chico, mas perdemos contato...ficamos sabendo da morte agora, aqui na internet, sou de canoas... Contato: 98809695/ 93411188, obrigada, Rosalia e Fabiano

    ResponderExcluir
  5. Oi, soubemos agora da morte dele, cuidamos da Isabel, irmã dele, em Canoas, podes passar meus contatos para Rosalina, pois roubaram meu telefone e perdemos contato. 98809695/93411188
    Obrigada, Rosalia e Fabiano

    ResponderExcluir