Dados da Associação dos Provedores de Internet (InternetSul) apontam que milhares de provedores de Internet no Brasil estão sofrendo ataques DDoS, o que tem causado a instabilidade nos serviços, em todo o Brasil. Na região Sul, os ataques tem afetado centenas de empresas, diz a entidade.
O presidente da Associação, Alexandro Scuck, destaca que a indisponibilidade chegou a gerar períodos de mais de 2 horas de ausência de sinal para usuários de diversos provedores no Rio Grande do Sul. Para outros, não houve indisponibilidade total, mas sinal instável.
“Ambas as situações geram muitos transtornos para os usuários, clientes dos provedores, trazendo insatisfação, já que sem Internet, as atividades de muitas empresas param”, explica Schuck. “Diante disso, os provedores estão trabalhando desde o primeiro sinal de ataque, de forma contínua e sem parada, junto a suas equipes e ferramentas de mitigação de problemas gerados pelo DDoS, visando a restabelecer as conexões o mais rápido possível”, complementa.
Os ataques ocorrem após o anúncio do grupo de cyber ativistas IRoX Team, que declarou uma guerra cibernética contra Israel e seus apoiadores, divulgando datas para ataques cibernéticos globais. Para o Brasil, a data estipulada foi 20 de outubro, e, de fato, desde então os provedores brasileiros estão sofrendo os ataques DDoS.
Foto: AMTI |
Conforme o IRoX Team publicou via Telegram, o motivo do ataque seria perturbar a presença online e as atividades de países e organizações que o grupo entende como associadas a Israel.
Em São Francisco de Assis, provedores de internet já relatam instabilidade ou queda da rede em nossa cidade.
O que fazer no caso de ataques
Como orientação aos provedores, a InternetSul recomenda:
- – Assim que detectado o ataque, registrar Boletim de Ocorrência, informando data de início do ataque, base de usuários, eventuais danos causados.
- – Informar a Associação a respeito do ataque, se possível enviando o BO registrado, para que se possa fazer o levantamento, balanço e encaminhamento de ações informativas e corretivas.
- – Informar os usuários a respeito do ocorrido e das providências que estão sendo tomadas, informando previsão de retorno dos serviços e disponibilizando canais para que os clientes possam se comunicar com o provedor para obter a ajuda necessária.
- – Recorrer às ferramentas de mitigação de risco DDoS e buscar o auxílio com a máxima rapidez possível, visando a minimizar os problemas para suas redes, serviços e usuários.
- – Buscar ações conjuntas junto aos fornecedores de ferramentas de mitigação de riscos DDoS, quando possível, visando a obter maior força pela soma de atingidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário