terça-feira, 10 de outubro de 2023

MetSul alerta para chuva volumosa no RS

 A MetSul Meteorologia alerta para um novo episódio de chuva volumosa no Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre esta quarta e quinta com acumulados de precipitação muito altos em algumas localidades e que podem ser equivalentes à média do mês inteiro em pontos isolados dos dois estados. 

Foto: MetSul 

Será o terceiro episódio de chuva com altos volumes neste mês de outubro até agora no Sul do Brasil e consequência de uma frente fria que vai se reforçar sobre o Sul do Brasil com o avanço de uma forte massa de ar frio para esta época do ano em deslocamento pela Argentina e que provocava nevadas de primavera na Patagônia. 

Nuvens carregadas se formam e ingressam a partir do Oeste gaúcho ainda no começo desta quarta-feira e no decorrer do dia a nebulosidade toma conta de grande parte do Rio Grande do Sul com chuva em todas as regiões. 

A instabilidade tende a ser mais intensa do Centro para o Norte do estado nesta quarta-feira, especialmente da tarde para a noite, embora já de manhã possa chover forte em pontos do Oeste até o Centro gaúcho. 

Porto Alegre, por exemplo, já pode ter chuva de manhã após amanhecer com sol, mas a instabilidade maior será da tarde para a noite. A chuva por vezes pode ser moderada a forte com pancadas isoladamente torrenciais de duração curta. 

Devem ser esperadas trovoadas na Metade Norte com maior incidência de raios no Noroeste gaúcho. Não é uma situação de alto risco de tempo severo, mas a frente fria pode trazer alguns temporais isolados. 

O maior risco é granizo, apesar da possibilidade de vendavais isolados. A região com maior potencial de temporais nesta quarta-feira será o Noroeste gaúcho. Santa Catarina também deve ter chuva forte a localmente intensa pela atuação da frente fria. 

Chove na maioria das regiões catarinenses até o final da quarta-feira, mas será a quinta o dia com maior instabilidade e risco de chuva forte. A chuva localmente será por vezes intensa na passagem da frente pelo território catarinense. 

Parte do Paraná também deve ter chuva volumosa, especialmente cidades mais ao Sul do estado. VOLUMES DE CHUVA Os maiores volumes de chuva, assim como no último episódio de instabilidade do fim de semana passado, devem se dar entre a Metade Norte gaúcha e o estado catarinense. 

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva do modelo WRF-GFS para 72 horas até 9h de sexta-feira. Projeção semelhante na distribuição espacial da chuva, porém distinta nos volumes, tem o modelo meteorológico alemão Icon, que aponta acumulados de precipitação mais baixos que a projeção inicializada com o modelo norte-americano.

Foto: MetSul 

Os volumes de chuva, assim, devem ser baixos na Metade Sul do Rio Grande do Sul, uma vez que a máxima atividade frontal deve se concentrar na Metade Norte, onde os acumulados na soma de quarta e quinta devem ficar acima de 50 mm em muitas cidades com marcas até de 100 mm ou mais em alguns pontos, o que se espera também em diversas áreas de Santa Catarina. 

Para nossa cidade de São Francisco de Assis, a MetSul prevê 58 milímetros de chuva, nesta quarta-feira (11). 

Foto: MetSul

RISCOS DA CHUVA 

A chuva poderá fazer com que rios que vinham baixando voltem a subir, mas não se antecipa que atinjam as cotas alcançadas no começo da semana na maioria das cidades que enfrentaram enchente ou que ainda passam por cheias de rios. 

As precipitações por vezes moderadas a fortes ainda podem causar alagamentos em algumas cidades, tanto em zonas urbanas como rurais. Com o solo muito saturado de umidade pelas recentes precipitações, este novo episódio de chuva poderá levar a deslizamentos de terra e quedas de barreiras. 

Fonte/texto: MetSul Meteorologia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário