Na tarde desta terça-feira (11), um desembargador do TJ/RS, protegido pelo conforto de seu ar-condicionado, tomou a decisão de derrubar a liminar do CPERS e atender ao pedido do governo Eduardo Leite (PSDB) para o início das aulas na rede estadual. A previsão é que o ano letivo inicie nesta quinta-feira (13).
A decisão reforça o que o CPERS vem alertando, o governo Eduardo Leite (PSDB) escolhe ignorar a ciência e recorrer de uma medida que visava a segurança da comunidade escolar. Enquanto especialistas em meteorologia alertavam para temperaturas recordes e riscos severos à saúde, a atual gestão estadual insistia no retorno, ignorando, mais uma vez, a realidade das escolas públicas. A própria secretária de Educação, Raquel Teixeira, admitiu que, das cerca de 2.300 escolas da rede, apenas 633 possuem ar-condicionado.
A liminar impetrada pelo CPERS garantiu proteção à comunidade escolar nos dias mais críticos deste evento climático extremo e expôs uma verdade inegável: o Rio Grande do Sul está na rota de mudanças climáticas severas, e o governo Eduardo Leite (PSDB) precisa agir com seriedade e parar de fingir que nada está acontecendo.
Não há mais espaço para negligência! É urgente investir na infraestrutura das escolas e na valorização da educação, ao invés de esconder a realidade com vídeos em escolas-modelo que não representam a totalidade da rede estadual.
Seguiremos firmes na defesa intransigente da educação pública, na luta pela reestruturação das escolas e pelos direitos daqueles e daquelas que constroem o futuro deste estado! Texto: CPERS
Nenhum comentário:
Postar um comentário