segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Dicas de Saúde - AGAFARMA

A pressão é a força exercida pelo sangue dentro dos vasos sanguíneos, originada pelos batimentos cardíacos. 
Nosso corpo tem uma tolerância maior ou menor à força exercida pelo sangue em nossas artérias. O valor é considerado ideal quando o máximo atinge até 120 mmHg, número popularmente conhecido como 12, e o mínimo, que fica na faixa de 80 mmHg, ou 8. Assim, forma-se a leitura de 12 por 8. Quando essa pressão está acima de 14/9, a pressão é considerada alta; quando está abaixo de 10/6, os valores são considerados baixos.

Mas quais sintomas diferenciam a pressão alta da baixa?
A hipertensão ou pressão alta, em 90% dos casos, é herdada dos pais, ou seja, por hereditariedade. Porém, vários fatores podem influenciar os níveis da pressão, dependendo dos hábitos de vida do indivíduo, como, por exemplo: consumo de bebidas alcoólicas, fumo, obesidade, estresse, nível alto de colesterol, entre outros.
Seus principais sintomas são dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Porém, somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente.
Já a pressão baixa pode ser tão grave e preocupante e alguns de seus sintomas podem ser confundidos com os da pressão alta, como tontura e visão embaçada. Além disso, o indivíduo também pode apresentar fadiga, náuseas, falta de concentração e até desmaios.

Vários fatores podem levar a pessoa a apresentar pressão baixa, como problemas cardíacos, endócrinos, desidratação, falta de nutrientes, entre outros.
Apesar de não ser considerada uma doença, ela pode estar relacionada com alguma enfermidade. 
Por isso, é muito importante visitar seu médico regularmente e procurar sempre levar uma vida saudável.
E lembre-se: você pode aferir sua pressão, quando precisar, na Agafarma mais próxima de você.

Agafarma. Cuida com o coração! 💙💛

Nenhum comentário:

Postar um comentário