Processo de formação uma intensa frente fria proporciona mais chuvas intensas e tempestades sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Os maiores acumulados estão previstos para o território gaúcho.
Altos volumes de chuva na cidade de Santana do Livramento.
As chuvas dão tréguas muito breves na Região Sul nas últimas semanas, mantendo o potencial de risco para novos transtornos no Rio Grande do Sul e, mais recentemente, no estado de Santa Catarina, onde, neste último fim de semana, alagamentos e inundações ocorreram na porção central do estado.
Nesta semana, um novo sistema de precipitação se desenvolve sobre a Região Sul, dando origem a uma intensa frente fria no fim da semana. Há alertas de chuva intensas e de tempestades sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná.
Segunda-feira: tempo firme e sem chuvas predomina em todo o Sul
A região de cavado que vem contribuindo para a muita nebulosidade sobre a Região Sul, desloca-se para o oceano, evoluindo para uma baixa pressão na segunda-feira (20). Esse processo permite a atuação de uma massa de ar frio e seca que dificulta a formação de nuvens, proporcionando um dia ensolarado e com poucas nuvens.
Somente no centro-sul e leste do Rio Grande do Sul e no leste do Paraná, que a nebulosidade fica mais densa no período da manhã, mas reduz a partir da tarde.
Terça-feira: volta a chover no Rio Grande do Sul
Na madrugada da terça-feira (21), uma região de cavado começa a se formar, contribuindo para o aumento da nebulosidade e, posteriormente, para chuvas de fraca intensidade no início da manhã no oeste do Rio Grande do Sul.
No decorrer do período, as instabilidades ganham intensidade e deixam em alerta para tempestades e chuvas de moderada a forte intensidade o Oeste, Missão e região Central do Rio Grande do Sul. Previsão de chuva fraca na região da Campanha.
No período da tarde, o sistema de chuvas perdem intensidade e se desloca para o leste. Previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade na região Central, Norte, Campanha e metropolitana de Porto Alegre.
No período da noite, a região de cavado se intensifica, mas sobre o Uruguai, reduzindo as chuvas sobre o Rio Grande do Sul. No entanto, ainda há previsão para o extremo oeste e região de fronteira da Campanha.
Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo firme predomina, com tempo mais fechado entre o norte catarinense, o leste e sul paranaenses.
Quarta-feira: mais alerta de chuvas intensas e tempestades no Rio Grande do Sul
A região de cavado que se intensificou e se deslocou mais para o sul, continua atuando ao longo da quarta-feira (22), mas um pouco mais sobre o estado do Rio Grande do Sul.
Assim, desde o período da manhã, há potencial de chuvas intensas e de tempestades no Oeste, Campanha e Sul do território gaúcho, ganhando intensidade a partir do fim da tarde, aumentando o potencial de transtornos.
No período da noite, o sistema evolui para uma baixa pressão, que favorece a atuação de instabilidades sobre a região Central e porção sul das Missões.
Nas demais regiões do Rio Grande do Sul e nos estados de Santa Catarina e do Paraná, o tempo firme e ensolarado predomina.
Quinta-feira: intensa frente fria e deixa alertas para os três estados da Região Sul
A baixa pressão se desloca para o oceano ao longo da madrugada, dando origem a um ciclone extratropical com sua frente fria se desenvolvendo sobre o Rio Grande do Sul. Ao longo desse processo, as chuvas de até forte intensidade e tempestades podem atingir o sudeste do Rio Grande do Sul, a região de Porto Alegre, a região Central, a porção mais ao sul do Norte e as Missões, chuva muito fraca e pontual no Sul, Campanha e Oeste.
No período da manhã, a frente fria se mantém sobre a metade norte do Rio Grande do Sul, deixando em alerta para o risco de chuvas muito intensas, que podem agravar muito a situação do estado.
No período da tarde, uma região de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, mantém e potencializa as chuvas na metade norte e leste do estado, trazendo uma condição mais preocupante para os gaúchos. No oeste de Santa Catarina e do Paraná, instabilidades deixam alertas de tempestades e chuvas intensas.
A partir do fim da tarde e início da noite, as instabilidades começam a se deslocar em direção ao norte reduzindo as chuvas sobre o Rio Grande do Sul, mas mantendo os alertas no Norte, Serra e região de Porto Alegre. Chuvas intensas e tempestades deixam em alerta o meio-oeste catarinense, o sudoeste, oeste e noroeste do Paraná.
Sexta-feira: alertas de chuvas intensas e de tempestades para Santa Catarina e o Paraná
Os alertas não tem validade para toda a sexta-feira (24). O potencial de chuvas intensas e de tempestades estão concentrados na madrugada para todo o estado de Santa Catarina e o Paraná, devido ao avanço da frente fria.
No período da manhã, previsão de chuva de fraca a moderada intensidade no norte do Paraná e de fraca intensidade no leste paranaense, no norte de Santa Catarina e no centro-leste do Rio Grande do Sul. Há possibilidade de chuvisco no norte gaúcho, no meio-oeste catarinense e no sudoeste paraense.
A partir da tarde, a frente fria se afasta e a massa de ar polar avança, espalhando o ar gelado por toda a Região Sul, reduzindo as chuvas e deixando o tempo firme em todas as regiões do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.
PREVISÃO PARA SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Hoje: 90% - 7mm
Amanhã: 90% - 11mm
Quinta: 90% - 49mm
Fonte: Tempo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário