quinta-feira, 2 de maio de 2024

São Francisco de Assis terá chuva até domingo, mas não são volumes altos!

Imagens de satélite nesse momento. Instabilidades sobre o Centro, Noroeste, Norte, Região Metropolitana de Porto Alegre e Serra Gaúcha.

Nesta quinta-feira (02), o lento avanço da frente fria e o fluxo de umidade vindo do norte do país, intensificam ainda mais a chuva sobre as Missões, Centro, Região Metropolitana de Porto Alegre e demais áreas da metade Norte. Os volumes variam entre 80 e 130 mm/dia, devendo passar dos 250 mm/dia no Noroeste, Norte, Vales, Serra e Litoral Norte. Com o deslocamento das instabilidades segue as condições para temporais isolados nas Missões, Noroeste, Norte e Nordeste. 


Na sexta-feira (03), com a atuação do fluxo de umidade vindo do norte do país, as chuvas persistem sobre áreas da metade Norte, Centro e Região Metropolitana de Porto Alegre. Ainda há chuvas intensas e constantes nas regiões Noroeste, Norte, Serra e próximo à Santa Catarina, trazendo acumulados entre 90 e 150 mm. Na metade Sul, há chuvas fracas a pontualmente moderadas e as temperaturas entram em declínio. 


No sábado (04), com a persistência do fluxo de umidade vindo do norte do país, juntamente com o lento avanço de uma frente fria sobre o oceano, as chuvas persistem sobre áreas da metade Norte, Centro e Região Metropolitana de Porto Alegre. Ainda há chuvas intensas e constantes nas regiões Noroeste, Norte, Serra e Litoral Norte, trazendo acumulados entre 90 e 150 mm. Na metade Sul, há sol entre poucas nuvens e as temperaturas entram em declínio. TENDÊNCIA A tendência é que no domingo (05), as instabilidades de intensidade moderada ainda atuem em áreas do Centro, Vales e Região Metropolitana de Porto Alegre, com acumulados entre 15 e 35mm/dia. Nas demais regiões há condição para tempo estável.


TENDÊNCIA

A tendência é que no domingo (05), as instabilidades de intensidade moderada ainda atuem em áreas do Centro, Vales e RMPOA, com acumulados entre 15 e 35mm/dia. Nas demais regiões há condição para tempo estável.

Monitoramento Hidrológico - 02/05/2024 

Nas últimas 24 horas foram registrados excessivos volumes de precipitação principalmente na região dos vales, no centro e nordeste do estado, com acumulados superando os 300 mm pontualmente nas bacias do Alto Jacuí e Taquari-Antas. 

Em resposta aos volumes precipitados, os rios apresentam níveis em tendências de elevação em todo estado, e com rápida elevação e níveis significativamente acima das cotas de inundação para as bacias dos rios Caí (São Sebastião e Montenegro), Taquari (desde Muçum, Estrela até Taquari), Jacuí (Dona Francisca e Cachoeira do Sul), Sinos (de Taquara a São Leopoldo e Nova Santa Rita) e Gravataí (de Gravataí a Canoas). 

Devido aos volumes extremos observados nos 5 últimos dias, e a previsão de novas precipitações volumosas ainda nas próximas 24 horas, é esperada a continuidade dessa tendência de elevação nos principais rios do estado, com a continuidade das expressivas respostas hidrológicas nas bacias dos Vales, Baixo Jacuí, Sinos e Guaíba. 

No sábado (04), as condições climáticas para a região de São Francisco de Assis estarão normais, não tendo mais volumes extremos de chuva. 

PREVISÃO PRA SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Foto: MetSul Meteorologia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário