sábado, 14 de junho de 2025

CHUVA SUPERA 100 MM NO INTERIOR GAÚCHO E TEM MUITA ÁGUA AINDA POR VIR

Sábado foi de elevados volumes de chuva em cidades das Metades Oeste e Sul do estado com previsão de muita água ainda por vir nos próximos dias.

Sábado de chuva na localidade da Serrinha do Butiá, 5° Distrito de São Francisco de Assis. 
Foto: Blog NGA
 
Volumes elevados de chuva atingiram neste sábado parte do interior do Rio Grande do Sul, inclusive com acumulados perto e acima de 100 mm no Oeste, e a MetSul alerta que tem muita água ainda por vir nos próximos dias com risco de alagamentos, inundações e cheias de rios.

Os acumulados de chuva até às 19h deste sábado em estações meteorológicas somou 113 mm em Maçambará, 102 mm em Jaguari, 99 mm em São Borja, 96 mm em São Gabriel e 92 mm em São Vicente do Sul. 

Choveu ainda 88 mm em Itaqui, 85 mm em Santiago e Alegrete, 81 mm em São Sepé, 80 mm em Uruguaiana e Lavras do Sul, 79 mm em São Francisco de Assis, 78 mm em Vila Nova do Sul, 71 mm em Caçapava do Sul e 70 mm em Santa Maria.

Estações meteorológicas indicaram também até o começo da noite deste sábado 66 mm em Bossoroca, 65 mm em Piratini e Pinheiro Machado, 64 mm em Garruchos, 62 mm em Rosário do Sul, 58 mm em Santo Antônio das Missões, 56 mm em Barra do Quaraí, 55 mm em Santo Cristo e São Martinho da Serra, e 50 mm em Dom Pedrito, Canguçu e Cerrito. 

Em Porto Alegre e região metropolitana, a chuva começou durante a tarde e foi muito fraca, o que explica os baixos acumulados de precipitação observados por estações na região metropolitana.

A chuva deste sábado é consequência da chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul. Tal como os modelos numéricos indicavam e a MetSul advertiu, os maiores volumes de chuva hoje ocorreram no Oeste e no Sul gaúcho. 

CHUVA SEGUE NESTE DOMINGO 

Frente fria mantém a instabilidade e ainda chove e garoa em várias regiões gaúchas, em especial na madrugada e de manhã. A instabilidade cederá ao longo do dia e já ocorrem momentos de melhoria com ocasionais aberturas em diferentes locais, sobretudo à tarde, embora o tempo ainda não firme em todo o estado. 

Ar mais frio começa a ingressar e traz queda de temperatura para o Rio Grande do Sul neste domingo. Por isso, as máximas no dia na maioria dos locais ocorrem no início do dia e as mínimas à noite, quando faz frio. 

MUITA ÁGUA ENTRE TERÇA E QUINTA 

Na segunda, o sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul, mas na segunda metade do dia o tempo volta a se instabilizar com chuva até o fim do dia em diversos pontos da Metade Oeste do estado. 

Terça e quarta devem ser os dias com os maiores volumes de chuva na próxima semana com altos acumulados de precipitação em diversas cidades. 

A quarta-feira, em especial, pode ter marcas muito altas de chuva em parte do Rio Grande do Sul com acumulados em apenas um dia perto e acima de 100 mm em alguns municípios. 

Na quinta-feira da semana que vem, setores do Rio Grande do Sul ainda devem ter chuva em parte do dia, notadamente municípios das Metades Norte e Leste do estado, enquanto pelo Oeste se espera uma melhora do tempo.

PREVISÃO PARA SÃO FRANCISCO DE ASSIS 

Foto: MetSul Meteorologia 
O sábado foi de chuva forte em São Francisco de Assis. Neste domingo (15), as pancadas serão fracas (garoa), menos de 1mm. 

Na segunda (16), o volume aumenta um pouco, cerca de 9.6mm. 

Terça-feira: 27.4mm;
Quarta-feira: 34.6mm;
Quinta-feira: 36.3mm. 

As temperaturas não devem passar dos 21°C, e as mínimas de 08°C à 17°C. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário