Nesta semana o ar seco e frio irá predominar com dias de inverno no território. A semana começou com muita umidade e nuvens que predominaram em grande parte das regiões. A umidade excessiva em algumas áreas até provocou chuva leve esparsa, porém com acumulado que não chegou a 3 mm.
Até o próximo sábado a tendência é de não chover na esmagadora maioria das cidades gaúchas. Pelo contrário o ar será tão seco, com índices de umidade reduzidos na medida em que avança o núcleo do ar polar que criará condições de formação de geada. Dois eventos de instabilidade poderão gerar temporais e volumes altos de chuva
A previsão do acumulado de precipitação para os próximos 15 dias dos modelos europeu e americano divergem um pouco quanto a área de maior acumulado. No entanto, ambos convergem para a solução de indicar chuva frequente e volumosa no Rio Grande do Sul e Oeste do Paraná e de Santa Catarina a partir do dia 14 de junho.
O modelo europeu é mais agressivo indicando volumes excessivos acima de 300 mm em pontos do Sul e Norte. O modelo americano indica, por enquanto, índices máximos ao redor de 200/250 mm. Se a primeira metade do mês terá como destaque as frequentes ondas de frio, a segunda provavelmente será marcada pela chuva volumosa e localizadamente excessiva.
O período de chuva volumosa será consequência de sucessivas áreas de baixa pressão e cavados em níveis médios da atmosfera que irá cruzar o Sul do país. O primeiro deles mudará o tempo muda no próximo fim de semana.
No sábado a chegada de áreas de instabilidade a partir da Argentina provoca aumento de nuvens e pancadas de chuva que tomarão conta do Rio Grande do Sul ao longo do dia. O domingo será de tempo instável com chuva a qualquer hora. A instabilidade será resultado da queda na pressão atmosférica que irá estimular a ocorrência de chuva forte e temporais localizados.
Destaca-se que a instabilidade chega após um período de frio intenso o que favorecerá a formação de episódios de granizo. Como resultado, assim como na semana passada, há potencial para granizo de variados tamanhos que chegaram a acumular em algumas cidades.
Na segunda, dia 16 a instabilidade se afasta e o sol predomina com expectativa de um novo período de chuva a partir do dia 17 de junho. A temperatura cairá um pouco no começo do dia, mas sem previsão de frio intenso.
Entre os dias 17 e 19 a instabilidade irá predominar no território gaúcho e novos episódios de chuva forte localizada acompanhada de temporais poderão ocorrer. A chuva será irregular com variação regional nos acumulados de precipitação.
Entretanto, entre os dias 20 e 21 a chuva perde força e alterna com melhorias e chance de sol. Por outro lado, o período de chuva estará longe do fim, pois os modelos projetam que volta a chover entre os dias 22 e 24, sobretudo, na Metade Norte com acumulados expressivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário