Com o canal de umidade da América do Sul desviado do Centro para o Sul do Brasil, advertimos que é bastante alto o risco de episódios de chuva localmente forte a intensa com elevados volumes em curto período, com possibilidade de alagamentos, inundações repentinas e enxurradas durante a semana do Natal no Sul do Brasil.
Em alguns dias, conforme a cidade, a instabilidade vai ocorrer ainda entre a madrugada e de manhã, mas em outros a chuva ocorre mais da tarde para a noite após horas de calor e abafamento. Estes dias, em particular, possuem maior risco de temporais e de chuva localmente intensa em razão da combinação de calor e umidade.
O aumento da umidade já traz instabilidade isolada neste fim de semana, especialmente no domingo, mas os dados apontam que o período entre a segunda (22) e a sexta (26) estará com a atmosfera muito mais instável e propícia a episódios localizados de chuva forte, descargas e temporais localizados.
| Fotos: MetSul Meteorologia |
RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS NA REGIÃO SUL
A atmosfera muito instável sob ar quente e úmido, sem frente fria, com dias de calor e forte abafamento, pode formar nuvens isoladas de grande desenvolvimento vertical no Sul. Estas nuvens são capazes de trazer temporais isolados ou muito isolados com grande incidência de raios e ainda rajadas de vento forte a intensas e queda de granizo.
Tais ocorrências, por serem muito isoladas, não podem ser antecipadas para um ponto exato com grande antecedência, mas apenas em curtíssimo prazo (nowcasting). Trata-se de uma situação bastante distinta da segunda-feira desta semana, quando havia uma frente fria com temporais em vários pontos e severos de vento.
Agora, são temporais isolados típicos de verão, que costumam ocorrer mais durante esta época do ano no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil e normalmente trazem chuva forte com raios, e em algumas ocasiões rajadas de vento forte e ocasional granizo.
PREVISÃO PARA SÃO FRANCISCO DE ASSIS
| Foto: MetSul Meteorologia |
Nenhum comentário:
Postar um comentário