Praia do Jacaquá (à esquerda) e Poço da Pedra (à direita).
Foto: Divulgação
O Projeto Balneabilidade retorna para mais uma temporada com o objetivo de informar a população se um local está próprio ou impróprio para banho. Este ano, o programa conta com 96 pontos monitorados, em 45 municípios — três a mais que no verão anterior: Lagoa Rondinha - Balneário Pinhal; Parque Náutico - Capão da Canoa; e Balneário Klérfim Cardoso - Piratini.
As coletas e análises iniciaram no dia 10 de novembro e o primeiro boletim foi divulgado nesta sexta-feira (12/12). Os informativos serão disponibilizados nas redes sociais da Fepam, no web aplicativo Balneabilidade (http://balneabilidade.rs.gov.br/) e em placas instaladas nos balneários. Os boletins serão divulgados ao longo de 12 semanas, todas as sextas-feiras, até 27 de fevereiro de 2026.
O monitoramento envolve a Sema (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura) e a Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), além de instituições parceiras:
- Sema e Fepam: praias do Litoral Norte
- Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep): Praia do Laranjal
- Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan/Aegea): balneários interiores e demais balneários oceânicos do Estado
O presidente da Fepam, Renato Chagas, destaca a importância do trabalho técnico realizado durante a temporada. “A qualidade da água é um dos principais fatores para garantir um verão seguro para os banhistas. O Projeto Balneabilidade é uma referência nacional e dá ao cidadão informações confiáveis para decidir onde aproveitar a temporada. Monitorar, informar e prevenir riscos ambientais é uma missão essencial da Fepam”.
Praia do Jacaquá
Segundo a Corsan, a Praia do Jacaquá e o Balneário Poço da Pedra, estão PRÓPRIOS para banho em São Francisco de Assis. Poço da Pedra
Nenhum comentário:
Postar um comentário