Collares foi o único negro eleito para governar o Estado. Ele também foi prefeito e vereador em Porto Alegre, além de deputado federal.
O ex-governador do Rio Grande do Sul Alceu de Deus Collares morreu, aos 97 anos, às 2h40 desta terça-feira (24).Ele estava internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, desde o dia 16 de dezembro para tratar uma pneumonia, segundo familiares. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos, conforme a assessoria de comunicação do hospital (leia abaixo).
"O Hospital Mãe de Deus comunica com pesar o falecimento do ex-governador Alceu de Deus Collares nesta terça-feira (24), às 2h40min, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Aos 97 anos, ele havia sido internado no dia 16 de dezembro. Consternados, expressamos nossas condolências à família e amigos, compartilhando a dor pela perda".
Collares foi o único negro eleito para governar o Estado. Ele também foi prefeito e vereador em Porto Alegre, além de deputado federal (saiba mais abaixo).
Há oito anos, ele foi diagnosticado com enfisema pulmonar. Em novembro, teve uma pneumonia que agravou o quadro.
Informações a respeito de velório e enterro ainda não foram divulgadas.
Quem foi Alceu Collares
Alceu de Deus Collares nasceu em 1927 na localidade de Povo Novo, em Bagé, na Região da Campanha do RS. Na infância, vendia frutas para ajudar a família pobre. Já mais velho, chegou a vestir a camisa do Grêmio Esportivo Bagé – mas a carreira como volante deu lugar aos estudos.
Mudou-se para Porto Alegre, cursou direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e conquistou o primeiro cargo público, como vereador, em 1962. Passou pelo MDB, durante a ditadura militar, e ajudou a fundar o PDT ao lado do ex-governador gaúcho Leonel Brizola.
Após anos à frente da prefeitura de Porto Alegre e do governo do estado, sem nunca tentar a reeleição, buscou refúgio em um sítio ao lado da esposa. A vida pacata ainda daria lugar a mandatos como deputado federal e a novas campanhas pelo cargo de prefeito da Capital e de governador. Mas foi em meio à natureza que encontrava-se bem humorado e disposto.
Nas redes sociais, nosso diretor Jeremias Oliveira publicou: "Tive a oportunidade de ouvir dele: vem tomar café comigo aqui na mesa do Negrão... era uma legenda... de vendedor de laranjas na Rodoviária, à Governador do Rio Grande. Descanse em paz amigo.
Fonte: G1 RS/RBSTV
Nenhum comentário:
Postar um comentário