terça-feira, 28 de outubro de 2025

MODERNA ESTAÇÃO HIDROMETEOROLÓGICA INSTALADA EM SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Fotos: Prefeitura Municipal de São Francisco de Assis 
Até esta terça-feira (28/10), as novas estações hidrometeorológicas já contam com 47 equipamentos instalados em todo o Estado. As estações fortalecem o monitoramento das condições hidrometeorológicas e com isso a capacidade de resposta a desastres.

A previsão é de que os equipamentos entrem em operação no início de dezembro. As informações captadas estarão disponíveis no site da Agência Nacional de Águas para consulta pública.

Das 130 estações, 113 são hidrológicas, com sensores de nível de rio e precipitação, e 17 hidrometeorológicas, que também contam com sensores de velocidade e direção do vento, umidade, pressão atmosférica, temperatura e precipitação.

Os equipamentos possuem estruturas com alturas entre 6 e 12 metros, definidas conforme as características requeridas em cada local. A alimentação de energia do sistema ocorre por sistema solar off-grid com autonomia mínima de 7 dias, a qual é garantida por um conjunto de baterias mesmo em condições de baixa insolação.

Na nossa cidade, o moderno equipamento foi instalado na Ponte sobre o Rio Inhacundá (Rua João Manoel), na saída da cidade para o 3° Distrito. 

Equipadas com sensores para medição do nível dos rios e do volume de chuva, além de câmeras para acompanhamento visual em tempo real, as unidades contam com transmissão via rede 4G/5G e redundância por satélite, garantindo a continuidade do funcionamento mesmo em situações adversas.

A iniciativa faz parte do eixo de infraestrutura da Política Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres, e está incluída nas ações do Plano Rio Grande, com um investimento total de R$ 47,175 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário