sexta-feira, 21 de junho de 2024

CHUVA AVANÇA NESTA SEXTA-FEIRA E JÁ TEM ALTOS VOLUMES NO INTERIOR

 Chuva voltou a atingir, como se previa, grande parte do Rio Grande do Sul durante a madrugada desta sexta-feira e mesmo com volumes elevados em algumas cidades do interior do estado. Pontos do Centro para o Oeste têm a instabilidade mais forte. Os maiores acumulados de chuva até o momento nesta sexta se concentram em pontos do Oeste até o Centro do estado, onde em alguns municípios a precipitação em apenas seis horas superou os 50 mm com perspectiva de aumento dos volumes.

De acordo com dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, em doze horas até às 6h da manhã de hoje choveu 75 mm em Santiago, 33 mm em Tupanciretã, 28 mm em São Vicente do Sul, 27 mm em São Borja, 26 mm em Cruz Alta, 24 mm em Santa Maria, 23 mm em Alegrete e 21 mm em São Gabriel. Já na rede do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden), os volumes até às 6h de hoje somavam 48 mm em Lagoa Bonita do Sul, 47 mm em Segredo, 45 mm em Nova Palma, 37 mm em Faxinal do Soturno, 36 mm em Arroio do Tigre, 34 mm em Santa Maria, 26 mm em Venâncio Aires e 24 mm em Lajeado.

Os volumes, como se observa, não são tão altos quanto no domingo ou na noite de terça para quarta, quando diversas localidades passaram dos 100 mm em poucas horas com a chuva intensa, mas tendem a aumentar. Assim como ocorreu no meio da semana, a instabilidade desta sexta decorre do avanço de ar mais quente pelo Nordeste da Argentina e o Paraguai que, ao encontrar a umidade, favorece a formação de nuvens mais carregadas com chuva. Uma corrente de jato em baixos níveis, um corredor de vento a cerca de 1500 metros de altitude que se inicia na Bolívia e no Centro-Oeste, avança nesta sexta até o Centro da Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul, provocando instabilidade com chuva e temporais isolados.

SEXTA-FEIRA CHUVOSA NO ESTADO 

A instabilidade domina grande parte do Rio Grande do Sul nesta sexta. O dia terá muitas nuvens com chuva e garoa ao longo do período na maior parte dos municípios. No geral, os volumes não devem ser muito altos. Pontos isolados, entretanto, especialmente no Oeste, Centro e o Leste do estado, podem ter por vezes chuva moderada a forte com trovoadas e ocasional granizo isolado. Apesar do tempo instável, aberturas de sol podem ocorrer no decorrer do dia em diferentes localidades, especialmente do Oeste e do Norte. No Noroeste, as aberturas com ar quente vão favorecer uma tarde quente e abafada em algumas cidades. Em Porto Alegre, a chuva começou fraca no final da madrugada de hoje e o dia tende a ser chuvoso na capital e região metropolitana. A chuva será predominantemente fraca, mas em alguns momentos se intensifica com precipitação por vezes moderada a ocasionalmente forte. Não são descartadas algumas trovoadas.

FIM DE SEMANA TERÁ CALOR NO SÁBADO E CHUVA NO DOMINGO 

O fim de semana será divido em dois tempos no Rio Grande do Sul. O primeiro terá predomínio do tempo firme com calor enquanto o segundo será marcado por maior nebulosidade e chuva. 

No sábado, o ar muito quente invade o estado e traz dia de sol com nuvens na maior parte do território gaúcho. A temperatura dispara neste sábado e a tarde será muito quente para esta época do ano com máximas até perto ou ao redor dos 30ºC no Oeste, nos vales e no Noroeste. 

No domingo, embora o sol apareça com nuvens em parte do dia em algumas regiões gaúchas, a nebulosidade aumenta e chove em grande parte do Rio Grande do Sul com o avanço de uma frente fria. A massa de ar frio na retaguarda da frente traz temperatura mais próxima do normal do inverno na segunda-feira.

PREVISÃO PARA SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Fonte: MetSul Meteorologia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário