Grande número de raios foi registrado no Rio Grande do Sul no final da terça e em parte desta quarta-feira com maior incidência de descargas em municípios do Oeste para o Centro do estado. De acordo com o levantamento da MetSul Meteorologia, o número de raios em 24 horas até o final da tarde desta quarta-feira no Rio Grande do Sul chegou a 136 mil, mostram dados do sensor GLM do satélite GOES-16.
Neste período de 24 horas, os municípios que mais registraram raios foram Alegrete (17.563), Rosário do Sul (8.029), São Gabriel (7.281), São Borja (6.595), Itaqui (5.754), Cacequi (4.958), Lavras do Sul (3.751), Bagé (3.398), Santiago (3.205) e São Francisco de Assis (3.061). Alegrete liderar o ranking se explica por duas razões. Primeiramente, é o município com maior extensão territorial do Rio Grande do Sul. Tem área de 7.800 quilômetros quadrados.
Em comparação, Porto Alegre possui área de 497 quilômetros quadros. Soma-se o fato de nuvens muito carregadas, com grande quantidade de descargas, terem atuado sobre Alegrete durante a noite da terça-feira e as primeiras horas desta quarta-feira. A chuva com raios foi consequência de uma frente quente que avançou sobre ar mais frio, o que costuma trazer grande número de descargas elétricas pela temperatura elevada em níveis baixos e médios da atmosfera.
Uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera (1500 metros de altitude), formada na Bolívia e no Centro-Oeste, avançou até o estado com ar quente em altura, gerando nuvens muito carregadas com grande quantidade de descargas, temporais isolados e chuva em altos volumes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário