A MetSul Meteorologia alerta que a semana vai começar com um episódio de chuva e vento no Rio Grande do Sul com maior instabilidade prevista para esta segunda-feira e a terça.
O motivo será um centro de baixa pressão atmosférica que vai se mover do Nordeste da Argentina para o território gaúcho e depois o Oceano Atlântico, instabilizando muito a atmosfera.
Este domingo foi de sol e nuvens esparsas no Rio Grande do Sul, mas no final do dia ocorreu instabilidade com chuva em pontos da Metade Oeste gaúcha.
A grande mudança do tempo, entretanto, é prevista para esta segunda-feira, quando se espera um significativo aumento da cobertura de nebulosidade no estado com chuva na maior parte das localidades.
A chuva em alguns pontos pode ser por vezes moderada a forte com ocasionais raios. O maior risco de chuva forte nesta segunda é em cidades do Centro para o Oeste gaúcho.
Já na terça, a chance de chuva localmente moderada a forte alcança a maioria das regiões do estado, exceto o Oeste, devendo ser o dia com os maiores acumulados de precipitação na área de Porto Alegre.
O risco de temporais nos dois dias não é alto, considerando a baixa temperatura, mas se ocorrerem vão ser bastante isolados e pontuais, especialmente com granizo pela atmosfera resfriada.
A influência da área de baixa pressão deve trazer chuva para pontos das Metades Sul e Leste do estado ainda na quarta-feira com chance de precipitações isoladamente fortes maior no Sul e perto da costa.
A instabilidade pode persistir com chuva ainda na costa gaúcha e adjacências na quinta e na sexta, não se afastando chuva por vezes moderada a forte em setores da faixa litorânea.
VOLUMES DE CHUVA
Os volumes de chuva associadas a este episódio de instabilidade podem ser altos em algumas cidades do Rio Grande do Sul, embora não se antecipe chuva volumosa em todo o estado.
A maioria das cidades deve ter acumulados de precipitação da ordem de 30 mm a 50 mm, mas em vários pontos os volumes de chuva na primeira metade da semana podem passar dos 50 mm, ou seja, metade da média de precipitação de abril inteiro.
O mapa abaixo mostram a projeção de chuva acumulada até às 21h de terça-feira (08), de acordo com os modelos WRF inicializados com os modelos norte-americano GFS e o europeu.
Como se observa, não há um consenso sobre onde deve chover mais, mas ambas as simulações apontam a possibilidade de acumulados acima de 100 mm em alguns pontos do Rio Grande do Sul.
Como a instabilidade ao longo da semana tende a se concentrar principalmente junto à costa, acreditamos que os volumes podem ser altos na soma da semana em setores do litoral gaúcho.
PREVISÃO PARA SÃO FRANCISCO DE ASSIS
RISCO DE VENTO FORTE
A atuação desta área de baixa pressão e o gradiente (contraste) de pressão com o centro de alta associado à massa de ar frio deve trazer vento para o Rio Grande do Sul neste começo de semana.
A maioria das áreas do estado terá vento fraco a moderado, mas alguns pontos podem registrar rajadas de vento por vezes fortes neste começo de semana, principalmente na terça-feira.
Os mapas abaixo mostram as projeções de vento máximo até às 21h de terça-feira, de acordo com os modelos WRF inicializados com os modelos norte-americano GFS e o europeu.
Assim como se vê, os modelos estão em consenso que a área de maior risco de vento forte é o Sul gaúcho, sobretudo o extremo Sul na área de Sant Vitória de Palmar e ao Sul de Pelotas e Rio Grande.
Há, contudo, grande discrepância quanto à intensidade do vento. O WRF inicializado com o norte-americano GFS aponta vento muito intenso de mais de 100 km/h ou 110 km/h no extremo Sul gaúcho, o que não é corroborado pelo modelo europeu.
Nesse sentido, considerando que o WRF-GFS pode estar superstimando o vento, por ora estamos indicando em prognóstico a possibilidade de vento de 60 km/h a 80 km/h no Sul do Rio Grande do Sul e isoladamete em outras regiões, mas com rajadas localmente superiores de 90 km/h ou mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário