sábado, 5 de julho de 2025

DELEGADO QUE ATUOU EM SÃO FRANCISCO DE ASSIS CONDENADO POR ESTUPRO, ASSÉDIO E IMPORTUNAÇÃO SEXUAL PERDE O CARGO

Marcos Ramos Vianna cumpre pena de 20 anos e 3 meses de prisão. Declaração da perda do cargo público cumpre decisão judicial e foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Vianna atuou na Delegacia de São Francisco de Assis, por volta de 2002/2003. 

O delegado da Polícia Civil do RS Marcos Ramos Vianna, condenado em segunda instância a 20 anos e 3 meses por estupro, importunação sexual e assédio sexual contra duas estagiárias, perdeu o cargo público. A exoneração cumpre decisão judicial e foi publicada na edição desta terça-feira (1º) do Diário Oficial do Estado (DOE). Ele está preso.

FOTO: Redes Sociais 

Decisão em 2ª instância: A sentença condenatória de 1º grau foi mantida, bem como os demais comandos da decisão - como a perda do cargo, sendo apenas modificada a pena aplicada, reduzida para 18 anos, 4 meses e 15 dias de reclusão, em regime inicial fechado, e 1 ano 10 meses e 15 dias de detenção.

O ato de exoneração é assinado pelo governador Eduardo Leite. Marcos Vianna ingressou na Polícia Civil em 1999 e era delegado de 3ª classe, a segunda mais alta na hierarquia da segurança pública do estado.

Ao g1, o advogado que defende Vianna, Daniel Tonetto, informou que "acredita na inocência" do delegado exonerado, e que entrará com pedido de revisão criminal.

Em maio, Vianna foi preso na cidade de Santa Maria, na Região Central do estado. O Tribunal de Justiça informou que, segundo a acusação, os crimes teriam acontecido entre 2018 e 2021, dentro da delegacia em São Borja, no Noroeste do RS, onde ele trabalhava.

A denúncia foi recebida em novembro de 2021. A Vara Adjunta de Execuções Criminais de São Borja ordenou a prisão e o início do Processo de Execução Criminal (PEC).

FONTE: G1 RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário