Uma das principais características climáticas do mês de agosto é o ar muito seco em quase todo o país e também uma grande elevação da temperatura em relação aos meses de julho e junho.
A chuva normalmente se concentra no extremo norte do país, em áreas próximas ao litoral do Nordeste e do Sudeste do país. Mas a passagem de frentes frias pode provocar temporais na região Sul.
Como será a chuva no Brasil em agosto de 2025?
Agosto de 2025 ainda será um mês predominantemente seco no Brasil. A maioria das frentes frias ao longo do mês serão oceânicas, estimulando a ocorrência de chuva em áreas próximas do litoral do Sul e do Sudeste. Mas duas ou três frentes frias continentais devem passar pelo país, favorecendo chuva não só na região Sul, mas também em áreas do interior do Sudeste e até sobre partes do Centro-Oeste do país.
A cuva ficará dentro da média na maioria dos estados do Brasil. FOTO: Climatempo |
Canais de umidade poderão se organizar entre o Norte e o Sul do país facilitando a ocorrência de chuva em áreas do oeste e sul de Mato Grosso, no estado de Mato Grosso do Sul, São Paulo e por quase toda a região Sul do Brasil.
Há risco de temporais no Sul do Brasil especialmente na primeira semana de agosto, no começo da segunda quinzena e no fim do mês.
Qual a tendência da temperatura no Brasil em agosto de 2025?
Mesmo com a passagem de frentes frias pelo interior do país, agosto de 2025 será um mês com temperatura um pouco acima da média na maioria das áreas do país.
As temperaturas ficarão dentro da média na parte da Região Sul. FOTO: Climatempo |
Para o mês de agosto, a chuva média é de 122 mm, em São Francisco de Assis.
Tendência do clima em agosto de 2025 nas capitais
Confira a tendência da temperatura e do volume de chuva nas capitais brasileiras para agosto de 2025, em relação à média climatológica.
Região Sul
Porto Alegre: chuva e temperatura dentro da média;
Florianópolis: chuva um pouco acima da média e temperatura dentro da média;
Curitiba: chuva um pouco acima da média e temperatura dentro da média.
FONTE: Climatempo Meteorologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário