Uma das principais características climáticas do mês de agosto é o ar muito seco em quase todo o país e também uma grande elevação da temperatura em relação aos meses de julho e junho.
A chuva normalmente se concentra no extremo norte do país, em áreas próximas ao litoral do Nordeste e do Sudeste do país. Mas a passagem de frentes frias pode provocar temporais na região Sul.
Como será a chuva no Brasil em agosto de 2025?
Agosto de 2025 ainda será um mês predominantemente seco no Brasil. A maioria das frentes frias ao longo do mês serão oceânicas, estimulando a ocorrência de chuva em áreas próximas do litoral do Sul e do Sudeste. Mas duas ou três frentes frias continentais devem passar pelo país, favorecendo chuva não só na região Sul, mas também em áreas do interior do Sudeste e até sobre partes do Centro-Oeste do país.
| A cuva ficará dentro da média na maioria dos estados do Brasil. FOTO: Climatempo |
Canais de umidade poderão se organizar entre o Norte e o Sul do país facilitando a ocorrência de chuva em áreas do oeste e sul de Mato Grosso, no estado de Mato Grosso do Sul, São Paulo e por quase toda a região Sul do Brasil.
Há risco de temporais no Sul do Brasil especialmente na primeira semana de agosto, no começo da segunda quinzena e no fim do mês.
Qual a tendência da temperatura no Brasil em agosto de 2025?
Mesmo com a passagem de frentes frias pelo interior do país, agosto de 2025 será um mês com temperatura um pouco acima da média na maioria das áreas do país.
| As temperaturas ficarão dentro da média na parte da Região Sul. FOTO: Climatempo |
Para o mês de agosto, a chuva média é de 122 mm, em São Francisco de Assis.
Tendência do clima em agosto de 2025 nas capitais
Confira a tendência da temperatura e do volume de chuva nas capitais brasileiras para agosto de 2025, em relação à média climatológica.
Região Sul
Porto Alegre: chuva e temperatura dentro da média;
Florianópolis: chuva um pouco acima da média e temperatura dentro da média;
Curitiba: chuva um pouco acima da média e temperatura dentro da média.
FONTE: Climatempo Meteorologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário