O tempo instável volta a ganhar força no Sul do Brasil nesta sexta-feira (22), com destaque para o Rio Grande do Sul, que ficará sob a influência de uma sequência de sistemas meteorológicos intensos. O cenário é de alerta: temporais, chuva volumosa, granizo, ventania e até fenômenos meteorológicos raros estão previstos para o estado.
Durante a sexta-feira, um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai intensifica a chuva no estado gaúcho. No decorrer do dia, a chegada de uma frente fria reforça ainda mais o cenário. O mapa de risco aponta perigo extremo para a Campanha e parte do sul do estado, onde a previsão é de chuva superior a 100 mm em apenas 24 horas.
Outras áreas em alerta roxo (Campanha, Oeste, Missões, Vales e parte da região Central) também devem registrar acumulados entre 50 mm e 100 mm, capazes de gerar alagamentos. Já as áreas em vermelho (Missões, Norte, Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral Norte) terão temporais mais isolados, mas ainda com riscos de transtornos.
Todo o estado terá risco para queda de granizo e rajadas de vento que podem superar os 90 km/h.Fim de semana de tempo muito instável e risco para transtornosA situação é considerada de tempo severo extremo. Além dos temporais típicos, há condições para a ocorrência de fenômenos meteorológicos raros, como tornados, microexplosões e downbursts.
Tornados: colunas de vento em rotação intensa, capazes de provocar grandes estragos.
Downburst: quando o ar frio desce violentamente da nuvem, espalhando-se em todas as direções ao atingir o solo, semelhante a uma “caixa d’água virando de uma vez só”.
Microexplosão (microburst): versão localizada do downburst, mas ainda assim extremamente destrutiva, comparável a “virar um copo d’água de uma vez só sobre o chão”.
Meteorologistas alertam que esses fenômenos são difíceis de prever e devem ocorrer de forma isolada, principalmente entre esta sexta e o início do sábado.
Sábado: chuva volumosa continua
No sábado, a instabilidade continua intensa no Rio Grande do Sul. A frente fria, em contraste com o ar muito quente do Centro do Brasil, favorece a rápida formação de nuvens carregadas e a ocorrência de acumulados elevados de chuva.
As cidades mais afetadas devem ser Encruzilhada do Sul (78,3 mm), Caçapava do Sul (77,6 mm), Camaquã (74,0 mm), Arambaré (71,3 mm), Roca Sales (70,0 mm), Venâncio Aires (69,6 mm), São Sepé (68,8 mm), Encantado (68,1 mm), Muçum (68,1 mm) e Arroio do Meio (64,4 mm), todas com previsão de volumes muito expressivos para um único dia.
Sábado, a Climatempo Meteorologia prevê 43,5 mm para São Francisco de Assis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário