O tempo melhorou no Rio Grande do Sul nesta terça e o sol finalmente apareceu em quase todo o estado, entretanto a trégua da chuva que se iniciou hoje vai durar muito pouco e os próximos dias serão novamente chuvosos no território gaúcho. A instabilidade vai ser consequência de um centro de baixa pressão que vai dar origem a uma frente fria com o avanço de uma massa de ar muito frio pelo interior do continente no final desta semana.
Nesta quarta-feira, embora o sol apareça em todo o estado, a chuva já pode retornar a alguns pontos da Metade Norte até o final do dia, especialmente à noite. Na esmagadora maioria das cidades gaúchas, entretanto, não chove ainda durante esta quarta. O cenário se modifica a partir da quinta por conta da atuação de um centro de baixa pressão.
FOTO: MetSul Meteorologia |
Na sexta, o sol aparece com nuvens junto com períodos de maior nebulosidade na maior parte do Rio Grande do Sul, contudo a circulação de umidade da baixa pressão na costa traz momentos com chuva intercalados com sol principalmente no Sul e no Leste do estado.
No sábado, com a baixa pressão mais profunda na costa, prossegue a circulação de umidade e nuvens vinda do mar trazem chuva no decorrer do dia para pontos do Sul e do Leste gaúcho, o que inclui a Lagoa dos Patos e entorno, Porto Alegre e região metropolitana, a Serra e o Litoral Norte. Nas demais regiões, sobretudo na Metade Oeste, o dia tem sol e nuvens.
PREVISÃO PARA SÃO FRANCISCO DE ASSIS
FOTO: MetSul Meteorologia |
A MetSul Meteorologia não prevê chuva forte para nossa cidade, somente na quinta-feira (07), há uma previsão de garoa, assim como na sexta (08) e sábado (09). Os volumes não chegam nem à 1mm. O frio será destaque nesta semana, com mínimas entre 6 e 10ºC, e a máxima somente de 10 à 14ºC.
No domingo, finalmente, a área de baixa pressão atmosférica se afasta e ar de alta pressão mais seco toma conta do Rio Grande do Sul. Com isso, apesar de chuva ainda durante a madrugada em pontos do Nordeste gaúcho, o sol aparece em todo o estado no decorrer do dia.
CHUVA TERÁ VOLUMES MAIS ALTOS NA METADE LESTE
Como a chuva desta segunda metade da semana será essencialmente de circulação de uma área de baixa pressão no oceano, a tendência é que os maiores acumulados no Rio Grande do Sul se deem na Metade Leste do estado.
É possível, como ocorre já entre domingo e ontem, que os volumes de chuva localmente possam exceder as projeções dos modelos, até porque circulação de baixa pressão em regra tem nuvens de desenvolvimento vertical capazes de gerar chuva forte localizada.
CHUVA VIRÁ ACOMPANHADA DE VENTO FORTE
A baixa pressão na costa que vai atuar na segunda metade desta semana deve trazer vento com rajadas por vezes fortes no Sul e no Leste do estado entre a sexta-feira e o sábado, de acordo com análise de modelos pela MetSul.
Conforme os dados, as rajadas mais fortes devem se dar em particular na Lagoa dos Patos e entorno assim como no litoral, entre sexta e sábado. As rajadas devem ficar, em média, entre 60 km/h e 80 km/h, mas em alguns pontos podem ser mais fortes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário