MetSul Meteorologia reitera o alerta de que este domingo será de intensa instabilidade no Rio Grande do Sul com chuva forte a localmente intensa em diversas localidades e um muito alto risco de temporais com queda de granizo e vendavais.
Uma frente fria vai avançar neste domingo pelo Rio Grande do Sul com ar quente em sua dianteira trazido por uma corrente de jato em baixos níveis, e que foi responsável neste sábado pelo dia mais quente de 2025 até agora em parte do Paraná, o que vai formar nuvens muito carregadas e um grande número de tempestades no território gaúcho.
Antes, entretanto, pelo avanço de ar quente a partir do Oeste, podem se formar no final deste sábado e na madrugada do domingo fortes a intensas áreas de instabilidade localizadas com risco de chuva forte, raios, ventania e granizo isolado na Metade Leste gaúcha.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta vermelho, o mais alto da escala de advertência, para localidades entre a Campanha, o Oeste e o Centro do estado, mas a MetSul considera que o risco é tão ou mais alto em outras regiões como a Metade Norte do estado.
Modelos numéricos projetam uma forte a intensa corrente de jato em baixos níveis sobre o Rio Grande do Sul neste domingo com aporte de ar muito quente na atmosfera e que acentuará o risco de temporais com muitos raios e vendavais.
Correntes de jato em baixos níveis, uma espécie de corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude que se origina na Bolívia e vem até o Sul do Brasil, transportando ar seco e quente, estão presentes na esmagadora maioria dos episódios de tornado. Contribuem para gerar padrão de vento divergente de vento na atmosfera (cisalhamento) que está na gênese de tornados.
Assim, a MetSul Meteorologia adverte que há potencial para formação de supercélulas de tempestade neste domingo no Rio Grande do Sul e que podem provocar a formação de tornados e/ou a ocorrência de correntes de vento violenta descendentes (microexplosão ou downburst), ambos fenômenos muito localizados e severos de vento que não podem ser previstos onde exatamente ocorrerão antecipadamente.
A chuva por vezes será forte a intensa e muitas cidades terão 50 mm a 100 mm apenas neste domingo com pancadas por vezes torrenciais. Porto Alegre, onde ocorre no final da tarde o clássico Grenal, deve ter períodos de chuva forte com raios e possibilidade de alagamentos.
PREVISÃO PARA SÃO FRANCISCO DE ASSIS
FONTE: MetSul Meteorologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário