quarta-feira, 20 de março de 2024

Chegou o Outono 2024

No decorrer da estação, a tendência é de chuva acima da média no Sul principalmente no Rio Grande do Sul e no Leste de Santa Catarina e do Paraná. Há risco de episódios pontuais de precipitação muito intensa, com elevados volumes, capazes de gerar cheias de rios, deslizamentos, alagamentos e inundações. Áreas do Noroeste e do Norte paranaense podem se ressentir de precipitação abaixo da média histórica sazonal de outono.

A tendência, assim, é que não ocorra frio persistente e muito prolongado na maior parte deste outono, excetuando-se o último mês da estação que deve ter muitos mais dias frios em área mais ao Sul do Brasil à medida que o Oceano Pacífico se resfria rapidamente. O outono, em regra, possui três períodos bem marcantes e distintos em suas características térmicas. No primeiro, até o fim da primeira quinzena de abril, costumam prevalecer as marcas mais elevadas nos termômetros com períodos esporádicos de calor mais forte. 

Na segunda metade de abril se dá o segundo, quando a frequência de dias amenos ou frios aumenta e já podem ocorrer, dependendo do ano, até algumas noites com geada. Este período perdura até a metade de maio, quando tem início o terceiro com características climáticas já próximas daquelas observadas no inverno. O Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul, em especial, têm maior propensão a sofrer influência de massas de ar frio durante a estação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário