quarta-feira, 3 de abril de 2024

ALERTA: Previsão de temporais no RS!

Foto: Defesa Civil RS 

A MetSul Meteorologia alerta que uma frente fria vai mudar o tempo no Rio Grande do Sul depois de uma quarta-feira marcada por intenso calor para abril em algumas regiões do estado. O sistema frontal traz chuva localmente forte com raios e ainda temporais em pontos isolados que têm início a partir desta noite pelo Oeste e o Sul. A aproximação da frente fria trouxe o ingresso de ar mais quente para o estado durante esta quarta-feira, o que favoreceu um significativo aquecimento com máximas muito altas para abril e que passaram dos 35ºC em algumas cidades, especialmente do Norte e do Noroeste do estado.

Tem uma grande mudança no tempo se iniciando nesta noite com o avanço de uma linha de instabilidade associada a uma frente fria que ingressa pelo Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul, a partir da fronteira com o Uruguai, com muito raios, chuva que pode forte a intensa em alguns pontos, e possibilidade de temporais com rajadas de vento forte.

O avanço da frente fria traz aumento de nuvens e chuva para a maioria das regiões nesta quinta. Chove desde cedo no Oeste e no Sul. No decorrer do dia, a instabilidade avança e o tempo se instabiliza com chuva irregular em mal distribuída pelo estado, e várias cidades da Metade Norte ainda terão horas de sol e nuvens antes da instabilidade na quinta. Pontos mais ao Norte e ao Nordeste do estado, especialmente perto de Santa Catarina, podem ter chuva apenas na sexta. Com a chuva, a temperatura pouco se eleva no Centro-Sul do estado, mas em setores do Noroeste, do Norte e do Nordeste gaúcho será outro dia quente e com calor. 

De acordo com a nossa análise, o maior risco no momento inicial, nas próximas horas, será de chuva forte em pontos no Oeste e no Sul com possibilidade de raios e ocasionais temporais isolados de vento e granizo. No decorrer da quinta, o risco se transfere para outras áreas do estado, mas destacamos que a instabilidade tende a ser menos organizada e na maioria dos locais menos intensa, de forma que o Oeste e o Sul são as áreas de maior perigo.

Na sexta, a instabilidade ainda afeta o estado em parte do dia, sobretudo área do Centro e da Metade Norte, enquanto pelo Oeste e o Sul vai começar a avançar ar mais seco e frio que trará um sábado no estado de sol e temperatura agradável, tipicamente de abril. A trégua da chuva, porém, será breve. 

A previsão da MetSul indica que parte do estado voltará a ter instabilidade no domingo, inclusive com risco de chuva localmente forte e de alguns temporais isolados. Porto Alegre é uma das cidades que podem ter chuva forte no domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário